Residência Artística – ArteNamata 2023 abre inscrições para jovens artistas

A residência oferecerá aos participantes, hospedagem, alimentação e transporte até a comunidade do Livramento Foto: divulgação
Compartilhe

Durante quatro finais de semana consecutivos, jovens artistas selecionas vão participar do Residência Artística – ArteNaMata 2023, na Comunidade Nossa Senhora do Livramento, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé, zona rural de Manaus. Podem se inscrever artistas entre 18 e 29 anos, no link: https://bit.ly/artenamata até o dia 16 de julho.

O projeto é uma realização da ArteNamata Cultural, do artista visual amazonense Zeca Nazaré, morador da Comunidade do Livramento, em parceria com a Dabacuri Produções e foi contemplado no Edital Thiago de Melo, lançado pela prefeitura de Manaus, por intermédio da Manauscult.

O processo de seleção para a escolha dos residentes se dará mediante avaliação de intenção de participação e do curriculum dos inscritos.
A programação da residência prevê momentos de visitas de campo, trocas de conhecimento e de livre produção do processo artístico, além de encontros com acadêmicos e artistas mais experientes.

Durante as visitas de campo os participantes vão conhecer o dia-a-dia dos moradores e ampliar as referências a serem utilizadas durante a produção artística a ser desenvolvida ao longo da residência.

Esta é a segunda edição da Residência ArteNamata Foto: divulgação

ESTADIA E AJUDA DE CUSTO

A residência oferecerá aos participantes, hospedagem, alimentação, transporte (deslocamento de barco da Marina do David/Livramento/Marina do David), material de trabalho e uma bolsa de R$ 500,00 a título de ajuda de custo e de cessão de direitos das obras produzidas para duas exposições programadas no projeto.

 

O PROJETO

A residência, coordenada pelo artista visual amazonense Zeca Nazaré, morador da comunidade N.S. do Livramento, tem como proposta possibilitar aos residentes uma vivência junto à comunidades rurais de Manaus.

O objetivo é estimular a pesquisa e a experimentação dentro da perspectiva de criações in situ, inserindo os participantes no território rural da cidade e possibilitando modos relacionais diferentes do processo artístico habitual, tendo como cenário o modo de vida, os saberes e fazeres dos seus habitantes; a fauna e a flora da área rural. Tão perto mas tão longe do dia-a-dia da maioria da população urbana.

Esta é a segunda edição da Residência ArteNamata. A primeira foi realizada em 2021 por meio do Programa Cultura Criativa – 2020/Lei Aldir Blanc – Prêmio Feliciano Lana do Governo do Estado do Amazonas/Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura.

Participaram Emily Matute e Bianca Barbosa, na época alunas de Artes Visuais da Universidade Federal do Amazonas (Ufam); Jackeline Monteiro, aluna do curso de Teatro da UEA; Maria Tereza e o fotógrafo Alonso Jr., na época, estudante de Ciências Sociais da Ufam.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais