Roraima debate atendimento à saúde dos povos indígenas

Foto: Reprodução
Compartilhe

Um dos estados com maior população indígena, Roraima, recebeu, nos dias 14 e 15 de novembro, a secretária Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Sílvia Waiãpi, com o objetivo de promover o debate sobre o atendimento aos índios na região. Durante a visita, a secretária participou do Seminário Roraimense de Saúde Indígena, além de reuniões e visita a aldeia e Casa de Saúde Indígena.
A secretária Sílvia Waiãpi visitou, ainda, as instalações da Operação Acolhida e conheceu detalhes de como é o trabalho do Exército Brasileiro e parceiros na iniciativa que recebe e abriga venezuelanos em Roraima diante da crise no país de origem.

Conheça nossos serviços

– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa

O comandante General da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, Márcio Bessa Campos, fez uma apresentação sobre a atuação do Exército Brasileiro na região e elogiou a dedicação de funcionários da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), com quem encontrou em ações em terras indígenas, e a ida da secretária ao estado. “A presença no local faz toda a diferença em relação à informação recebida no Gabinete”, destacou o comandante.
Em audiência com o governador de Roraima, Antonio Denarium, Sílvia Waiãpi defendeu a melhoraria no atendimento dos povos indígenas no estado. Na ocasião, a secretária disse ao governador que a homologação de pistas de pouso em terras indígenas é uma das prioridades e que Roraima deve ser o próximo estado a receber a equipe da Sesai que está trabalhando na regularização das pistas.
“No Amapá fizemos todo o levantamento das pistas com o auxílio logístico do governo estadual e esperamos contar com esse apoio aqui em Roraima”, disse Sílvia Waiãpi.

Encontro

O Seminário Roraimense de Saúde Indígena reuniu diversas lideranças de Roraima e representantes dos povos indígenas atendidos pelos Dseis Yanomami e Leste de Roraima, além de representantes dos funcionários da Saúde Indígena no estado. Juntos eles debateram os desafios da Saúde Indígena roraimense e apontaram soluções para os problemas que afetam o atendimento aos povos indígenas. A população indígena de Roraima é uma das maiores do país, para se ter ideia das 383 escolas do estado, 275 são indígenas.

Visitas

A comunidade indígena Sanoma, um dos três troncos étnicos que formam o povo Yanomami, também recebeu a secretária Sílvia Waiãpi. Ela foi conhecer de perto as condições de saúde do povo Sanoma e também o trabalho de Renato Sanoma, indígena que tem realizado trabalho na contenção do infanticídio nas aldeias da terra Yanomami.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!