Saiba como usar antibióticos corretamente e prevenir ‘superbactérias’

O nome “superbactéria” é dado popularmente às bactérias multirresistentes, ou seja, àquelas bactérias resistentes a diversos tipos de antibióticos. De modo geral, elas podem surgir a partir. Foto: Freepik
Compartilhe

O nome “superbactéria” é dado popularmente às bactérias multirresistentes, ou seja, àquelas bactérias resistentes a diversos tipos de antibióticos. De modo geral, elas podem surgir a partir de diversos fatores, mas uma das grandes preocupações mundiais é com o uso indiscriminado de medicamentos que podem tratar essas infecções. Isso porque, se utilizados de maneira incorreta, podem causar um ‘efeito reverso’ e fortalecer as bactérias ao invés de eliminá-las.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, saltou de 700 mil para 1,2 milhão o número de mortes relacionadas às superbactérias no mundo. O dado consta no relatório ‘Incentivando o Desenvolvimento de Novos Tratamentos Antibacterianos 2023’ e é um fator adicional de preocupação para com o cenário.

Já o estudo ‘A carga da resistência antimicrobiana nas Américas’, publicado na revista científica The Lancet, apontou que 33,2 mil mortes, em 2019, no Brasil, foram causadas por infecções resistentes, o equivalente a cerca de 90 por dia. Em outras 132 mil mortes, foi identificado que as superbactérias tiveram alguma participação.

“Os antibióticos são medicamentos utilizados para impedir e eliminar a proliferação de bactérias, incluindo o tratamento de infecções bacterianas. O problema é quando ocorre a má administração do antibiótico, ou seja, quando o paciente não segue a posologia correta e a bactéria acaba se tornando resistente. Esse fenômeno também ocorre na associação de bebidas alcoólicas e antibióticos, reduzindo a eficácia do medicamento ou até levando à piora da doença”, explica o supervisor farmacêutico da rede de drogarias Santo Remédio, Arthur Emídio.

 

Orientações

O Ministério da Saúde (MS) traz uma série de orientações para que o uso dos antibióticos seja feito de maneira racional. O primeiro é nunca utilizar o medicamento sem indicação do médico ou dentista. Em segundo lugar, é essencial seguir os horários e doses corretas. Outra dica valiosa é não interromper o tratamento, mesmo com a melhora dos sintomas.

“Também é muito importante verificar a validade do medicamento, porque fora do prazo não tem efeito e pode causar a resistência bacteriana. Outra dica é atentar para aquelas sobras do antibiótico que se armazena em casa. Geralmente, elas não são suficientes para um tratamento completo, então o ideal é adquirir um novo”, orienta o farmacêutico.

Arthur Emídio lembra que as farmácias são um espaço não somente de aquisição de medicamentos, mas também de busca por orientações sobre o uso correto das medicações. Aliás, desde a Lei 13.021/2014, as farmácias deixaram de ser estabelecimentos comerciais para serem consideradas espaços de assistência à saúde.

“Os farmacêuticos ajudam a esclarecer dúvidas dos pacientes, personalizam as orientações conforme as necessidades de cada um e promovem o uso seguro e eficaz dos remédios, contribuindo para a melhora dos resultados terapêuticos e a minimização de riscos associados ao uso irracional dos medicamentos, como a própria resistência bacteriana”, destaca o supervisor da Santo Remédio.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!