Saiba por que a tradição de comer bacalhau na Semana Santa é tão forte

O bacalhau já era usado como alimento no jejum cristão,. Foto: Reprodução
Compartilhe

Muita gente pensa que é o bacalhau é um peixe, mas é um grupo de peixes que passam por um processo de cura por salga. Sua história é antiga. Os vikings, povo que vivia onde hoje é a Noruega e a Islândia, usavam o peixe que faz o bacalhau mais nobre, gadus morhua, para ter um alimento de longa duração.

a carne do peixe era salgado e, consequentemente, desidratado até 1/5 do seu peso e em sequência, armazenado. Atualmente outros peixes podem ser chamados de bacalhau, como o brasileiro pirarucu, o escamudo, o zarbo, entre outras espécies menos comuns.

Uma curiosidade é que o Bacalhau, muito apreciado por portugueses, tem um consumo maior no Brasil do que nos outros dois países.

 

No Brasil não tem jeito, bacalhau é sinônimo de Semana Santa . Embora o consumo também seja alto nas festas de fim de ano, ele divide o protagonismo com outras proteínas, coisa que não acontece nas proximidades da Páscoa.

 

 

Restaurante Renascença promove Festival do Bacalhau no almoço da Sexta-feira  Santa | Comer

 

 

Como ele chegou ao Brasil?

Primeiro ele caiu nas graças da corte portuguesa. Ninguém sabe direito quando eles começaram a consumir o peixe, porém Escoffier, o chef que revolucionou a gastronomia e criou a hierarquia da brigada além de diversas técnicas, escreveu que o mundo deve aos portugueses a popularização da iguaria.

Ao Brasil, ele chegou em 1843, para consumo exclusivo da corte, devido ao apreço dos lusitanos e por sua capacidade de viajar longas distâncias sem que estragasse.

 

Na Semana Santa, quando o país inteiro come bacalhau, confira as receitas e  a origem dessa tradição consagrada por Portugal e que nós aprendemos a amar  - 27/03/18 - BLOGUE - UM

 

 

Mas o que ele tem a ver com nossa Páscoa?

O bacalhau já era usado como alimento no jejum cristão, de 46 dias, no qual não se podia comer carne vermelha ou quente, depois a tradição foi ficando mais flexível e o seu consumo durante todo o período ficou mais reservado ao domingo de Páscoa em si.

O peixe já estava tão associado a essa celebração que nunca perdeu seu lugar de destaque e, ironicamente, após seu preço aumentar, tornou-se ainda mais presente, para tornar a comemoração mais especial.

 

E agora, uma receita deliciosa com bacalhau:

Ingredientes

  • 1 quilo de lombo de bacalhau dessalgado
  • 1 quilo de batata em rodelas
  • 3 cebolas em rodelas
  • 1 pimentão verde em rodelas
  • 1 pimentão vermelho em rodelas
  • 1 pimentão amarelo em rodelas
  • 4 ovos cozidos em rodelas
  • 1 xícara de azeitona preta
  • Azeite a gosto
  • Salsa picada a gosto
  1. Em uma panela, coloque 1 quilo de lombo de bacalhau dessalgado e água suficiente para cobrir o bacalhau pela metade. Cozinhe por 20 minutos.
  2. Espete o garfo para conferir se o bacalhau está firme cozido. Reserve.
  3. Em uma panela, coloque 1 quilo de batata em rodelas e água suficiente para cozinhar. Cozinhe até ficar al dente.
  4. Quando estiverem cozidas e macias, escorra as batatas e reserve.
  5. Em uma panela, coloque 1 fio de azeite e adicione 3 cebolas em rodelas, 1 pimentão verde em rodelas, 1 pimentão amarelo em rodelas, 1 pimentão vermelho em rodelas e pimenta-do-reino a gosto. Refogue.
  6. Forre o fundo de uma assadeira com as batatas cozidas.
  7. Em seguida, adicione metade do refogado de pimentões e acomode as postas de bacalhau cozidas.
  8. Acrescente o restante do refogado de pimentões, 4 ovos cozidos em rodelas, 1 xícara de azeitona preta e regue com bastante azeite.
  9. Leve ao forno preaquecido por aproximadamente 40 minutos.
  10. Finalize com salsa picada a gosto e sirva em seguida.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!