Sancionada lei que institui como Patrimônio Cultural Imaterial de Manaus ornamentação de ruas durante a Copa

A publicação pode ser conferida na edição nº 5.492, do Diário Oficial do Município (DOM) Foto: Foto: João Viana / Semcom
Compartilhe

O prefeito de Manaus, David Almeida, sancionou a Lei nº 2.994/2022, que declara quatro ruas da capital amazonense como Patrimônio Cultural Imaterial do município, por conta da ornamentação realizada no período da Copa do Mundo. As vias contempladas pela lei são: 24 de Agosto, no Morro da Liberdade; Santa Isabel, no bairro Praça 14 de Janeiro, e Leonardo Malcher, no bairro Aparecida, as três  na zona Sul; e Professora Isaura Barroncas, Alvorada I, zona Centro-Oeste.

A publicação pode ser conferida na edição nº 5.492, do Diário Oficial do Município (DOM), da última terça-feira ( 27/12). O Projeto de Lei, de autoria do vereador Ivo Neto, reconhece e estabelece a proteção do município, para que as ornamentações sejam perpetuadas e preservadas como um legado cultural para as futuras gerações.

O diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, explica que dentro das expressões culturais, uma das mais importantes e simbólicas são as imateriais, de grande relevância para o processo de autorreconhecimento social, autovalorização e projeção da comunidade.

“Essas quatro ruas da nossa cidade tornaram o nome de Manaus reconhecido mundo afora por conta das ornamentações realizadas durante a Copa do Mundo. E a Manauscult vem fortalecendo uma política de valorização e educação patrimonial, que inclui atrativos culturais de ordem material e imaterial, como o edital Ruas da Copa. Então, essa é uma iniciativa muito significativa, expressiva e de reconhecimento principalmente do cotidiano da sociedade e da cidade”, explicou o diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira.

Estímulo à economia 

O grande fluxo de pessoas nos locais de transmissão dos jogos da seleção brasileira durante a Copa do Mundo FIFA 2022 gerou uma circulação positiva de R$ 2,2 milhões na economia local.

O volume financeiro foi calculado levando-se em consideração o público total presente nos locais das transmissões, estimado em mais de 90 mil pessoas, e o gasto médio de R$ 24,50 por pessoa, entre deslocamento e consumo, durante os eventos.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!