Saúde: Amazonas sofre com falta de especialistas

Amazonas é o terceiro estado com menos cardiologistas e segundo com menos psiquiatras. Foto: Camila Batista / Semsa
Compartilhe

De acordo com o último levantamento do Conselho Federal de Medicina (CFM), realizado em 2020, o Brasil possui 502.475 médicos. Apesar do crescimento ocorrido em 20 anos – saindo de 230.110 profissionais em 2000 –, a distribuição de médicos por regiões do país ainda está longe do ideal, principalmente quando se trata de especialistas.

Entretanto, se na região Sudeste é feito o cálculo de cerca de 3,15 médicos por mil habitantes, no Norte e Nordeste os números são próximos aos de 20 anos atrás. No Norte é de 1,30 por mil habitantes e no Nordeste é de 1,69.

No Amazonas, segundo o levantamento, existe apenas um especialista em Genética Médica e Medicina de Emergência, três em Medicina Física e Reabilitação, quatro em Medicina Nuclear e seis em Geriatria. O estado é o terceiro com menos cardiologistas no país. Comparado com o Distrito Federal, a quantidade desses especialistas é oito vezes menor no Amazonas. Em relação a psiquiatras, o estado é o segundo no ranking com menos profissionais por mil habitantes.

De acordo com  André Raeli, diretor nacional de Educação Continuada do Instituto de Pós-Graduação em Medicina (Ipemed), essa defasagem de profissionais tem impacto direto no dia a dia da população, que muitas vezes precisa aguardar meses por uma consulta com especialista, ou mesmo, ter de se deslocar para outros estados, para conseguir ser atendido.

De acordo com o diretor, uma das soluções para reduzir essa defasagem é a formação especializada dos profissionais, na região.

Ainda, André Raeli explica que, além de contribuir com a maior oferta de especialistas no mercado, a pós-graduação médica é a solução para um problema que acontece no país inteiro, a escassez de vagas de residência médica frente à alta demanda por especialização. “Formam-se todos os anos dezenas de milhares de médicos que acirram a concorrência por vagas de residência. A pós-graduação, além de capacitar o aluno para a prova de título, aumenta em torno de 30% o valor do salário do médico generalista, permitindo que ele amplie seu leque de atendimento profissional logo depois de formado”, frisou.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais