Campanha de prevenção contra poliomielite e de multivacinação, inicia nesta segunda-feira (5)

Foto: Divulgação
Compartilhe

A partir desta segunda-feira (5) inicia a campanha contra poliomielite e de multivacinação, atendendo desde bebês recém-nascidos entre 0 á 11 meses, como crianças e adolescentes na faixa etária entre 1 à 14 anos. A ação é ofertada pela prefeitura de Manaus com o objetivo de estimular a imunização das crianças contra a poliomielite (paralisia infantil) e a utilização do cartão de vacinação das crianças e adolescentes, de acordo com o calendário nacional de vacinação.

De acordo o secretário Municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, a campanha de multivacinação terá vacinas preconizadas e contará com a proteção á crianças e adolescentes contra doenças graves desde febre amarelas como meningite, sarampo, hepatite e dentre outras.

Devido a pandemia da Covid-19, o secretário reforça: “a criança e o adolescente só poderão ter um acompanhante para ir até uma unidade de saúde mais próxima, reduzindo aglomeração e qualquer risco de contágio do novo coronavírus.”

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) a campanha irá até o fim do dia 30 de outubro e com vacinas disponibilizadas em 168 pontos de atendimento. A lista do endereço das salas de vacinação podem ser acessadas diretamente no site da secretaria.

A chefe da Divisão de Imunização da Semsa, enfermeira Isabel Hernandes  realça:  “o mais importante é que pais ou responsáveis levem as crianças entre dois meses até 11, em uma unidade de saúde mais próxima, para uma avaliação no cartão de vacina, para garantir que o esquema vacinal foi finalizado de acordo com a faixa etária da criança.

Conheça nossos serviços

– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa

Sobre a campanha de multivacinação, irá atender crianças e adolescentes de até 14 anos, 11 meses e 29 dias, reforçando a oferta das vacinas: BCG, na qual previne a tuberculose; Pentavalente, prevenindo a difteria, tétano, coqueluche e gastroenterite; Pneumocícica 10, que protege contra a pneumonia, meningite e otite, dentre outras por exemplo, Tríplice viral, que previne sarampo, caxumba e rubéola.

Reforçando a importância das vacinas, Isabel Hernandes afirma que cada calendário tem um esquema vacinal diferenciado conforme a faixa etária. “Por isso, é essencial que o cartão de vacina da criança ou do adolescente seja avaliado por um profissional de saúde. Pais e responsáveis devem aproveitar mais essa oportunidade com as ações da campanha para proteger os filhos”.

O calendário vacinal também preconiza duas doses da vacina HPV (Papilomavírus humano), que é direcionadas para meninas entre 9 á 14 anos e meninos entre 11 á 14 anos. O HPV é um vírus capaz de infectar a região genital e provocar cânceres como: colo de útero, vulva, vagina pênis, ânus e orofaringe.

Para garantir a efetividade dessa vacina, a aplicação das duas doses deverá ser feito dentro da faixa etária indicada pelo Ministério da Saúde, ressaltou Isabel.

Com informações disponibilizadas pela assessoria.

 

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais