O Ministério da Saúde anunciou, nesta segunda-feira (13/06), iniciativas para aumentar as ações e auxiliar na saúde mental da população pelo Sistema Único de Saúde (SUS). É previsto que o Governo Federal invista, ao todo, mais de R$ 45 milhões.
Entre as estratégias, estão o projeto-piloto 24h por dia “Linha Vida” atenderá pela linha 196, acolherá pessoas e fará o direcionamento, com o objetivo de prevenir o suicídio e da automutilação.
Por sua vez o “Teleconsulta”(telepsiquiatria e teleterapia) irá apoiar as pessoas impactada mentalmente pela pandemia da Covid-19, com serviços agendados pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS).
A Estratégia Nacional de Fortalecimento dos Cuidados à Ansiedade e Depressão (Transtornos do Humor) pós-pandemia também foi lançada pela pasta durante o evento. A iniciativa tem o objetivo de repassar o recurso da União às Equipes Multiprofissionais de Atenção Especializada em Saúde Mental (EMAESM/AMENT) para auxílio às crianças e adolescentes com transtorno de ansiedade e depressão.