Novas medidas já vacinaram mais de 14 mil pessoas de grupos prioritários em Manaus

Foto: João Viana / Valdo Leão / SEMCOM
Compartilhe

As novas medidas de imunização, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), já vacinou mais de 14 mil pessoas de grupos prioritários, segundo dados divulgados pela Prefeitura de Manaus. Ainda, de acordo com a Prefeitura, só de idosos com mais de 80 anos são mais de quatro mil. Dos profissionais da saúde, atuantes da linha de frente dos atendimentos, hospitais, pronto-socorros, serviços de pronto atendimento e unidades básica de saúde, já somam mais de 9,2 mil trabalhadores vacinados.

Para os idosos, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), optou pela estratégia de vacinação em ‘drive-thru’ para reduzir ao máximo o risco de contaminação e aglomeração com as pessoas da segunda idade. Para quem não têm carro, a Secretaria criou postos fixos nos mesmos endereços divulgados do drive-thru e assim, assegurando uma vacinação segura e sem aglomerações.

Manaus – Mais de 14 mil pessoas de grupos prioritários já haviam recebido a primeira dose da vacina contra a Covid-19 até às 15h deste sábado (30). Só dos idosos de 80 anos e mais, cuja vacinação promovida pela Prefeitura de Manaus teve início na manhã de sexta-feira, 29, são mais de quatro mil. Dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente dos atendimentos, nos hospitais, pronto-socorros, serviços de pronto atendimento e unidades básicas de saúde, mais de 9,2 mil trabalhadores já tinham sido vacinados.

 

Conheça nossos serviços

– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa

 

No caso dos idosos, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) optou pela estratégia de vacinar em drive-thru para reduzir ao máximo o risco de contaminação para os idosos. Para os que não têm carro, a Semsa criou postos fixos no mesmo endereço dos drive-thru e assim assegurar a aplicação da vacina com segurança, sem aglomerações.

“Importante destacar que esses cinco pontos disponibilizados pela Prefeitura de Manaus, podem ser acessados pelos idosos de qualquer região de Manaus. O idoso não precisa ir necessariamente no posto da zona da cidade na qual ele mora. Ele pode ir a qualquer um que será vacinado. Dessa forma, pode optar por um ponto onde o movimento esteja menor”, alerta a diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica da Semsa, enfermeira Marinélia Ferreira.

Para aqueles idosos que chegam até o local de vacinação a pé, em transporte coletivo, ou outro meio, as secretarias municipais, em acordo com o Fundo Manaus Solidária disponibiliza carros ou vans para o transporte desses idosos de volta ao lar, após a vacinação.

A diretora alerta, ainda, que não houve mudanças no calendário de imunização, que prosseguirá também neste domingo. Até o próximo dia 3/2, a vacinação estará ocorrendo das 9h às 16h em cinco pontos de atendimento, apenas para idosos de 80 anos e mais, que devem apresentar um documento de identificação com foto e o CPF.

O quantitativo de vacinas enviado pelo Ministério da Saúde (MS) é apenas para os grupos de idosos a partir de 70 anos. Foram enviadas doses para 100% dos que têm a partir de 75 anos. No caso dos idosos de 70 a 74 anos, o número de doses é suficiente para 37% e contempla os acamados, os portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), Insuficiência Renal Crônica, diabetes (insulina dependente) e os que têm obesidade (IMC >40), além dos transplantados e imunossuprimidos. Nestes casos, precisam ser apresentados laudo, receituário, atestado médico ou outro documento que ateste a sua condição.

Os idosos com sintomas gripais ou algum outro processo de adoecimento na fase aguda não poderão receber a vacina. Eles serão vacinados posteriormente. Os que tiveram Covid-19 só podem ser vacinados 30 dias após o período da doença.

Outro ponto que a diretora faz questão de ressaltar são os cuidados necessários para proteção individual. “A pessoa que tiver recebido a primeira dose deve estar atenta aos cuidados de prevenção que continuam sendo fundamentais. O uso de máscara, a higienização das mãos com água, sabão e álcool em gel e o distanciamento social precisam ser mantidos. É preciso que as pessoas entendam que devem ficar em casa, que só saiam em caso de extrema necessidade”, ressaltou a diretora.

 

Confira os pontos fixos de atendimento:

Drive-Thru Zona Norte:

Complexo de Exame de Direção Veicular do Detran
Av. Arquiteto José Henriques B. Rodrigues, 962 – Colônia Terra Nova

Drive-Thru Zona Sul:

Universidade Paulista (UNIP)
Av. Mário Ypiranga, 4390 – Parque 10

Drive-Thru Zona Oeste:

Balneário do SESC
Av. Constantinopla, 288 – Alvorada

Drive-Thru Zona Leste:

ESI – Clube do Trabalhador
Av. Cosme Ferreira, 7399 – São José I

Drive-Thru Zonas Norte e Leste:

Shopping Phelippe Daou
Av. Camapuã, 2939 – Cidade de Deus

 

Leia Também

Nova medida determina antecipação da vacinação dos idosos de 75 a 79 anos em Manaus

 

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais