O humorista Léo Lins, foi demitido da emissora de televisão SBT, por fazer uma ‘piada’ infeliz em que cita o Teleton e uma criança com hidrocefalia durante um show de stand up.
A demissão foi confirmada pela assessoria da emissora, fazendo com que ele deixe o quadro de integrantes do programa “The Noite com Danilo Gentili”:
“Leo Lins não faz mais parte do quadro de elenco do SBT. Ele não tem mais contrato conosco”, declarou em nota.
A declaração do humorista gerou uma repercussão negativa entre os internautas. Confira:
O cara que faz piada com uma criança do @TeletonOficial pode ser considerada comediante ou simplesmente desumano, sem noção?! O que acham? Esse @LeoLins merece ser chamado de que? 😒🤦🏻♂️#teleton #leolins #comedia #standup #SemNocao #SBT #piada #belem #brasil pic.twitter.com/Ha27rSTVzF
— Barreto (@Barreto_Paulo) June 29, 2022
A AACD (Associação de Assistência à Criança com Deficiência) também emitiu uma nota de repudio sobre o assunto. Em um longo texto postado nas redes sociais, o órgão reforçou que Léo Lins havia cometido um crime e que a declaração configurava uma fala capacitista.
“A AACD repudia veementemente a ‘piada’ feita por Leo Lins em vídeo divulgado recentemente nas redes sociais do comediante. Em uma fala extremamente infeliz e bastante capacitista, ele ataca pessoas com hidrocefalia, chama as pessoas com deficiência de ‘crianças com vários tipos de problemas’ e mostra desrespeito aos moradores do Ceará”, diz a nota.
Após a repercussão, Lins publicou uma foto no Instagram em que aparece algemado e amordaçado, dando a entender que foi “cancelado” nas redes sociais, mas não se pronunciou sobre a demissão.