Seca na região Norte: rios registram níveis históricos, e cenário de estiagem deve se prolongar

Estiagem pode afetar 20 mil alunos nos interiores do Amazonas
Foto: Reprodução
Compartilhe

Com chuvas abaixo da média, rios da Região Norte já registram níveis históricos para o período de estiagem, e a tendência é que a seca possa piorar em alguns pontos. É o que indicam dados de monitoramento hidrológico realizado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB).

O pesquisador em geociências Marcus Suassuana apresentou resultados obtidos a partir da operação dos Sistemas de Alerta Hidrológico (SAH) das bacias dos rios Amazonas, Branco, Madeira, Acre e Xingu, além de dados satelitais com estimativas dos níveis dos rios: Japurá, Jutaí, Purus, Juruá e partes da bacia do Rio Madeira.

Uma das piores situações é observada na estação do Rio Madeira em Porto Velho, Rondônia, que atingiu, na quarta-feira (4), o pior nível (média diária) em 55 anos de monitoramento: 122 cm. A segunda pior seca ocorreu em 2022, quando o rio chegou a 140 cm. Essa situação tem afetado a população e impactado a geração de energia nas hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio.

Suassuna ressalta que, diante das projeções de chuva abaixo do normal, o cenário não deve se alterar: “É preocupante porque o rio está com níveis mínimos históricos, e as perspectivas para as próximas duas semanas não são favoráveis. Assim, pode ser que o processo de vazante persista”, explicou.

Outras estações que atingiram níveis históricos em 4 de outubro foram:

• Itacoatiara (AM)/Rio Amazonas: 240 cm – 2º pior nível
• Manacapuru (AM)/Rio Solimões: 572 cm – 4º pior nível
• Almeirim (PA)/Rio Amazonas: 250 cm – 5º pior nível
• Rio Branco (AC)/Rio Acre: 164 cm em 4 de outubro – 7º pior nível
• Boa Sorte (PA)/Rio Xingu: 350 cm – 7º pior nível
• Manaus (AM)/Rio Negro: 1.490 cm – 9º pior nível
• Óbidos (PA)/Amazonas: 51 cm – 10º pior nível

As informações sobre o assunto estão concentradas em página especial criada pelo SGB. Para ter acesso, clique aqui.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais