Manaus, 4 de agosto de 2020
PortugueseEnglishSpanish
PortugueseEnglishSpanish

Secretaria de Produção Rural avalia jaraqui como nova perspectiva para piscicultura no estado

blank
Foto: Divulgação/Sepa-Sepror
Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on skype
Share on email

A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), por meio da Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura (Sepa), adquiriu 500 exemplares de peixe da espécie jaraqui-de-escama-grossa (Semaprochilodus insignis) para seleção de matrizes e reprodutores no Centro de Tecnologia, Treinamento e Produção em Aquicultura (CTTPA), em Balbina, no município de Presidente Figueiredo (distante 117 quilômetros de Manaus).

O titular da Sepa, Leocy Cutrim, destacou a operação, ocorrida na quinta-feira (23/07). “Por meio dessas ações, a Sepa visa diversificar a oferta de alevinos do Centro de Balbina, que tradicionalmente reproduz as espécies tambaqui e matrinxã, mas que no ano 2019 também passou a ofertar alevinos de pirapitinga. Além disso, a formação do plantel de jaraquis é o primeiro passo para criação do projeto de reprodução de espécies com potencial para aquicultura ornamental”, afirmou.

Conheça nossos serviços

– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa

O jaraqui é considerado um peixe de excelente potencial, tanto para aquicultura ornamental, quanto para a aquicultura de recria e engorda. No mercado ornamental a espécie é conhecida como “Brasileirinho”, podendo chegar até R$ 5,00 a unidade.

Na aquicultura de engorda, o jaraqui pode ser trabalhado com outras espécies de peixes (policultivo), pois tem como característica o hábito alimentar detritívoro, consumindo matéria orgânica, algas e microrganismos depositados em substratos, realizando o processo de “limpeza” do viveiro.

A seleção das matrizes e reprodutores dos peixes adquiridos agora, acontecerá entre os meses de novembro a março próximos, quando ocorre o período de reprodução da espécie.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Playlist - Manchetes da Rosa

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!