Secretaria de Saúde alerta para baixa cobertura da vacinação contra febre amarela

Foto: Divulgação / Semsa
Compartilhe

Uma das principais doenças endêmicas da região amazônica, a febre amarela pode ser prevenida por meio de vacina disponível na rede pública de saúde de forma gratuita.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Manaus apresenta baixa cobertura vacinal para a febre amarela, atualmente com um índice de 66,04% entre menores de um ano, distante da meta de 95% definida pelo Ministério da Saúde.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, aponta que esse cenário contribui para o risco de ocorrência de novos casos, e orienta pais e responsáveis para que levem seus bebês a partir de nove meses para receber a vacina em qualquer uma das unidades básicas de saúde da cidade.

“A cobertura vacinal baixa significa que temos muitas crianças desprotegidas, mesmo sendo a vacina contra febre amarela uma das principais dentro do calendário infantil. A doença pode evoluir para casos graves, com risco de morte, mas é possível evitar isso bastando apenas que os pais levem suas crianças ao posto de saúde, junto com o documento de identificação oficial e a caderneta da criança, para tomar a vacina gratuitamente”, afirma Shádia.

A gerente de Imunização da Semsa, Isabel Cristina Hernandes, destaca que a idade indicada para aplicação da dose inicial da febre amarela é aos nove meses e que a dose de reforço deve ser feita aos quatro anos. No entanto, ressalta, que caso a criança não tenha sido vacinada neste período, poderá receber as duas doses até os cinco anos de idade, sendo que o intervalo mínimo entre as duas aplicações seja de 30 dias. Dos cinco anos até o fim da vida adulta, a dose única é suficiente para assegurar a proteção contra a doença.

Secretaria de Saúde alerta para baixa cobertura da vacinação contra febre amarela
Foot: Divulgação/ Semsa

Em Manaus, a vacina está recomendada para toda a população e deve ser aplicada uma única vez. “Se a pessoa já comprovou uma dose no cartão de vacina, não tem recomendação de tomar mais. A vacina tem uma eficácia de quase 100%. As únicas pessoas com contraindicação para receber a vacina são aquelas acima de 59 anos, que só podem tomar após avaliação médica, e as imunossuprimidas, pois a vacina é produzida a partir de vírus atenuado”, relata a gerente.

Isabel acrescenta ainda que, após a aplicação, o período para a produção de anticorpos no organismo, ou soroconversão, é de 10 a 15 dias, razão pela qual se recomenda a imunização contra a febre amarela com pelo menos 10 dias de antecedência de qualquer viagem para uma área de risco da doença.

 

Doença

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, que evolui rapidamente com gravidade variável, tendo como sintomas febre, icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos) calafrios, cefalalgia, lombalgia, mialgias generalizadas, prostração, náuseas e vômitos.

A doença é causada pelo vírus amarílico, transmitido pela picada de mosquitos transmissores infectados, não havendo transmissão de pessoa para pessoa. A transmissão pode ocorrer na forma silvestre, por meio de mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes, encontrados em áreas de mata; ou na forma urbana, tendo como vetor o Aedes aegypti, mesmo mosquito que transmite a dengue.

Conforme Graziela, o último registro de transmissão da doença na forma urbana é de 1942, mas a febre amarela silvestre é uma doença endêmica na região amazônica, onde ocorre em um padrão sazonal. “A maior parte dos casos incide no período entre dezembro e maio, com surtos que ocorrem com periodicidade irregular, quando o vírus encontra condições favoráveis para a transmissão”, explica a gerente.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais