Secretários de Educação pedem aplicação do novo ensino médio em 2025

Secretários de Educação pedem aplicação do novo ensino médio em 2025
Foto: Rovena Rosa/ Agência Brasil
Compartilhe

Os secretários estaduais de Educação, em conjunto com os conselhos Nacional, estaduais e Distrital de Educação, estão solicitando que as alterações no ensino médio, atualmente em fase de elaboração pelo Ministério da Educação (MEC), sejam implementadas apenas a partir de 2025. O grupo argumenta que o novo modelo de ensino médio já foi implantado em todos os estados e que as mudanças necessitariam de um período de transição viável.

O posicionamento conjunto do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Conselho Nacional de Educação (CNE) e Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação (Foncede) foi comunicado ao MEC nesta segunda-feira (21).

Eles destacam quatro pontos essenciais no posicionamento. Além da solicitação de um período de transição viável para implementação das mudanças, eles pedem a manutenção do ensino a distância (EaD) tanto na formação geral básica, definida pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), quanto nos itinerários formativos, que são as áreas de aprofundamento escolhidas pelos estudantes.

Os secretários e conselheiros argumentam que o ensino mediado por tecnologia é necessário para viabilizar a reforma no turno noturno e para lidar com particularidades territoriais, como educação indígena e quilombola, entre outras. Eles também defendem que 2,1 mil horas das 3 mil horas do ensino médio sejam dedicadas à formação geral básica e que os itinerários formativos sejam reduzidos de dez para dois, com opções de trilhas em educação profissional e técnica.

A implementação de mudanças no ensino médio é uma pauta relevante para a educação no país, e esse posicionamento conjunto visa garantir um processo mais fluido de transição para o novo modelo, considerando a complexidade das adaptações necessárias.

 

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais