Nos dias 29 e 30 de junho, quarta e quinta-feira, o Instituto Moreira Salles realiza o seminário virtual Arquivos de imagens de povos indígenas.
Composta por quatro encontros gratuitos, a programação reunirá pesquisadores e artistas para debater a representação dos povos indígenas em acervos históricos de filmes e fotografias.
O seminário será transmitido ao vivo pelos canais de YouTube e Facebook do IMS, com interpretação em Libras.
Como avançar na identificação das imagens desses acervos? Como expô-las? Como os povos indígenas podem participar desses processos e criar novas narrativas para os registros?
Questões como essas serão abordadas no seminário, que é um evento preparatório para a exposição “Xingu”, prevista para o mês de outubro no IMS Paulista.
Historicamente, imagens de indígenas, produzidas por não indígenas, foram arquivadas com informações insuficientes ou incorretas sobre as pessoas e os lugares documentados. Como ampliar esses dados e rever a forma como são apresentados? A mediação será de Roberta Zanatta, responsável pela gestão do banco de dados do IMS.
Sobre a exposição
Em outubro, o Instituto Moreira Salles Paulista inaugura a exposição “Xingu”. A mostra discutirá o papel das imagens na história da relação entre indígenas e não indígenas no Xingu. Berço de um sistema social milenar, o território foi alvo recorrente da violência do colonialismo. Foi palco também da primeira grande demarcação de terras indígenas no Brasil e inspiração para a luta por direitos indígenas e pela preservação da Amazônia.
Esses movimentos foram acompanhados por uma profusão de imagens: dos registros de viajantes europeus à documentação de expedições do Estado brasileiro, da intensa cobertura na imprensa sobre o Parque Indígena do Xingu até a revolução desencadeada pelo audiovisual indígena. A exposição interrogará as múltiplas representações do local, colocando obras do acervo do IMS e de outros arquivos em diálogo com o trabalho de artistas e comunicadores indígenas.
Serviço
Seminário on-line “Arquivos de Imagens de Povos Indígenas”
Quarta e quinta-feira, dias 29 e 30 de junho
Gratuito
Ao vivo pelo YouTube e Facebook do IMS
Transmissão com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais) pelo YouTube e opção de legendas automáticas para quem assistir pelo Facebook.
Programação completa
29 de junho (quarta-feira)
14h | Mesa 1 | Acervos
Com Marlene Moura, Thiago Oliveira e Vanessa Cavalcante. Mediação: Roberta Zanatta
17h | Mesa 2 | Museus
Com Gustavo Caboco, Santo Cruz Mariano Clemente Ticuna e Suzenalson Kanindé. Mediação: Ileana Ceron
30 de junho (quinta-feira)
14h | Mesa 3 | Devoluções
Com Kamikia Kisêdjê, Renato Athias e Valentina Tong. Mediação: Rachel Rezende
17h | Mesa 4 | Reapropriações
Com Gê Viana, Márcia Mura e Yamalui Kuikuro. Mediação: Guilherme Freitas