A Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), deu continuidade, nesta quinta-feira (30/11), à “Campanha de Combate à Exploração do Trabalho Infantojuvenil nas Ruas de Manaus”, com uma ação de sensibilização realizada em diversos pontos estratégicos espalhados pelas zonas Centro-Oeste, Sul, Centro-Sul e Norte do município, contando com o apoio d’O Pequeno Nazareno e do Centro de Formação Vida Alegre, Organizações da Sociedade Civil (OSCs) parceiras.
Acompanhando as equipes de sensibilização no cruzamento entre a avenida Pedro Teixeira e a rua Rita Gama Barros, no bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste, o secretário da Semasc, Eduardo Lucas, destacou a importância da continuidade das atividades da campanha.
“A campanha de prevenção e combate ao trabalho infantil que a Semasc vem promovendo tem caráter permanente e socioeducativo. A importância da ação é para prevenir e combater o trabalho de crianças e adolescentes. Orientamos a população que não financie a permanência das crianças nas ruas, pois o lugar de criança é em casa e na escola”, afirmou.
De acordo com dados coletados pela prefeitura, em paralelo às ações constantes de sensibilização, a campanha já abordou, identificou e deu início ao acompanhamento especializado de 84 famílias em situação de exploração infantojuvenil desde o seu lançamento, em fevereiro deste ano, avaliando as principais demandas apresentadas e as encaminhando aos serviços e atendimentos necessários.
Para a gerente de Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), da Semasc, Geszimar Nery, a campanha possui um papel de extrema relevância para a rede de proteção do município por ser, de forma simplificada, uma grande ação intersetorial, composta de diversas atividades que juntam esforços com outras organizações atuantes na garantia de direitos de crianças e adolescentes.
“Após a identificação das crianças nas sinaleiras ou em outros pontos detectados pela equipe de Abordagem Social, realizamos o encaminhamento às equipes dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), onde trabalham as violações de direitos e, em seguida, a família é conduzida aos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), onde é feito um trabalho de prevenção e continuidade do atendimento. Atrelado a isso, oferecemos às famílias a oportunidade de inserção ao mercado de trabalho, por meio do programas como o ‘Passaporte para a Inclusão Social’, além de outros serviços oferecidos em parcerias com outras secretarias e organizações da sociedade civil. É um trabalho voltado justamente para o entendimento da realidade dessas pessoas e todos os seus aspectos”, explicou.
Sobre a campanha
Com mais de 20 secretarias, entidades e órgãos parceiros, a “Campanha de Combate à Exploração do Trabalho Infantil nas Ruas de Manaus” é a maior já desenvolvida no combate ao trabalho infantil e uma das mais importantes campanhas socioassistenciais já desenvolvidas pelo poder público municipal.