Uma série de ações de educação nas unidades de saúde da rede municipal foram oferecidas, em referência ao “Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa”, nesta quinta-feira (15/06). O objetivo foi reforçar aos usuários a relação entre promoção da saúde e prevenção da violência.
A Unidade de Saúde da Família (USF) São Francisco, localizada na zona Sul, foi um dos estabelecimentos que mobilizou seus usuários. Em parceria com o clube de mães Nossa Senhora de Nazaré, a unidade desenvolveu uma programação com rodas de conversa, palestras sobre as formas de violência e oferta de serviços de saúde como aferição da pressão arterial, exames de glicemia, testes sorológicos para detecção de HIV, hepatites e sífilis, atualização do cartão de vacinas, distribuição de folhetos e sensibilização sobre as formas de violência e canais de denúncia.
O vice-presidente do clube das mães, Rediney Santos da Rocha, destacou que a parceria que o espaço dedicado à comunidade tem com o estabelecimento de saúde da Semsa traz muitos benefícios aos frequentadores, principalmente aos idosos.
“Nós realizamos uma programação que de certo modo, complementa o trabalho que é iniciado na unidade de saúde. Oferecemos atividades físicas, acompanhamos a rotina dos idosos e sempre que necessário sinalizamos para os profissionais da USF quais são as necessidades na área da saúde. É uma parceria muito positiva”, acrescentou.