Placas fixadas nas UBSs por servidores públicos da saúde do município de Fonte Boa, a 678 quilômetros de Manaus, anunciam que os atendimentos estão suspensos. O motivo seria a falta de pagamento dos salários. Segundo os funcionários das duas Unidades Básicas de Saúde de Fonte Boa, os profissionais de nível médio e superior estão sem receber há três meses. Revoltados, os profissionais resolveram paralisar suas atividades.
“Estamos devendo o comércio, ninguém mais quer vender pra nós devido esse atraso, estamos sobrevivendo com ajuda de amigos que sempre doam alguns mantimentos para nós”. Relatou uma funcionária pública da UBS Antonio Lisboa.
“Em meio de tantos problemas que Fonte Boa e sua população vem sofrendo,
Vereadores do município continuam cegos, mudos e surdos em meio à tanto descaso. Não levantam uma palha e não dão um PIO sequer na frente do prefeito.
Por que será?”, desabafa um morador.
Mas não é só a saúde que vem passando por crise no município, há duas semanas o presidente do SINTEAM em Fonte Boa esteve na Assembleia Legislativa denunciando o prefeito Gilberto Ferreira Lisboa, segundo Micharle, a verba destinada à educação nunca foram repassadas e reforma nunca feitas de escolas rurais.
“Em 2017 tivemos quase quatro milhões e meio do Fundeb que não foi repassado aos professores e em 2018 tivemos mais sete milhões de sobra que também não foi repassado, dinheiro esse que o prefeito Gilberto Ferreira Lisboa, Biquinho e seu vice Alailson Lisboa que é médico e desviaram essa verba”. Denunciou Micharle Fernandes, presidente do SINTEAM.
O caso chegou a ser denunciado no Ministério Público que aguarda resposta. Tentamos contato com o prefeito Gilberto Ferreira Lisboa e sua assessoria para falar sobre o assunto denunciado, mas até o fechamento desta edição não tivemos resposta.
*Com a colaboração do correspondente Jackson Salvaterra