SES-AM inicia processo para encerrar requisição administrativa do Hospital Nilton Lins

Compartilhe

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) anunciou na sexta-feira (16/07) que irá encerrar o processo de requisição administrativa do Hospital de Combate à Covid-19 Nilton Lins. O plano da secretaria é encerrar as atividades da unidade até o dia 31 de julho e manter as internações no Hospital de Referência Delphina Aziz.

No entanto, a SES-AM reforça que a rede estadual de saúde continuará toda em alerta para conversão de leitos exclusivos para a Covid-19 em uma eventual mudança de cenário epidemiológico.

A decisão leva em consideração a baixa e persistente ocupação de leitos do hospital, o atual cenário epidemiológico e o fato de que a requisição administrativa tem caráter temporário, exclusivo para a Covid-19, não se justificando sua permanência no atual momento.

O Hospital Nilton Lins foi aberto em 26 de janeiro de 2021, por meio de requisição administrativa justificada pela alta demanda de internação durante o momento mais crítico da pandemia de Covid-19 no estado. Para a secretaria, também não se justifica, pelo princípio da economicidade, manter duas grandes estruturas para a Covid-19 funcionando, quando o Hospital Delphina Aziz, que possui hoje 414 leitos – 180 de UTI e 234 clínicos – atende a demanda atual.

Como medida imediata, o Hospital Nilton Lins não mais receberá pacientes e os pedidos de transferências inseridos no Sistema de Transferências de Emergência Reguladas (Sister) serão todos direcionados para o Hospital Delphina Aziz.

O Hospital Nilton Lins possui 103 leitos – 81 clínicos e 22 de UTIs. Neste sábado, havia 22 pacientes internados. A estrutura será mantida enquanto houver paciente na UTI. Todo o aporte tecnológico da unidade, de propriedade da secretaria, será direcionado para a rede estadual de saúde.

Temporários

Quanto aos profissionais com contrato temporário, a secretaria está cumprindo o que diz a lei, que é comunicar previamente, com dez dias de antecedência, o encerramento do contrato.

A secretaria estuda a viabilidade para realocar parte da mão de obra na rede.

A SES-AM orienta que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as unidades da rede de urgência e emergência – Serviços e Unidades de Pronto Atendimento (SPA e UPA) e prontos-socorros se mantêm como porta de entrada para pacientes com Covid-19. Aos primeiros sintomas, deve-se procurar uma UBS, SPA e UPA; em casos mais graves, a orientação é buscar os prontos-socorros.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais