‘Setembro Amarelo’ terá ações para mobilizar a sociedade na prevenção ao suicídio

As atividades serão realizadas de forma intersetorial, incluindo agentes da área da Educação e Assistência Social Foto: Marcio James / Arquivo Semcom
Compartilhe

A Prefeitura de Manaus está preparando uma série de ações a serem desenvolvidas durante o “Setembro Amarelo”, que terá início na próxima quinta-feira (1º/09). O objetivo da campanha, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), é mobilizar e sensibilizar toda a sociedade sobre a prevenção ao suicídio.

As atividades serão realizadas de forma intersetorial, incluindo agentes da área da Educação e Assistência Social, com rodas de conversa, treinamentos, exibição de filmes temáticos e ações educativas junto à população. O movimento, proposto inicialmente pelo Centro de Valorização à Vida (CVV) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), ocorrerá em todo o Brasil.

“Embora seja um fenômeno complexo e multifatorial, o suicídio é também uma questão de saúde pública, sendo possível sua prevenção por meio do reconhecimento dos fatores de risco e adoção de medidas para reduzi-lo. A Semsa irá promover encontros que fomentem a discussão sobre o assunto e levem informação sobre a oferta de serviços de ajuda disponíveis”, explicou a chefe da Divisão de Rede de Atenção Psicossocial da Semsa, Jeane Leite.

Jeane informou, ainda, que a campanha “Setembro Amarelo”, cujo tema este ano é “A vida é a melhor escolha”, possibilita a desmistificação do tema e um alerta de que pessoas em sofrimento precisam de cuidado especializado. No dia 10 de setembro é celebrado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Abertura

A abertura da campanha será realizada pela Semsa no dia 1º/9, das 8h às 12h, com uma mesa-redonda para apresentação de reflexões de cada contexto e estratégias para enfrentamento ao suicídio. O evento será promovido no auditório Naíde Lins, na Unidade 1 da Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro), localizada na avenida Constantino Nery, s/nº, bairro Chapada.

A Escola de Saúde Pública de Manaus (Esap) irá emitir um certificado de participação no evento de 4 horas, e as inscrições prévias devem ser feitas por meio do formulário Google Forms, no link https://forms.gle/YghEk8wPEHbHs1ym6.

A abertura será promovida pela Semsa em parceria com as secretarias municipais de Educação (Semed) e da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), as secretarias de Estado de Educação (Seduc) e de Saúde (SES), o Centro de Valorização da Vida (CVV), e instituições de ensino superior dos setores público e privado.

Programação

Jeane Leite informou que a programação do “Setembro Amarelo” será desenvolvida em ambientes virtuais, nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do município e Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

As ações incluem rodas de conversa, construção de painel, atividades recreativas, distribuição de folders e exibição de filmes temáticos. Também haverá atividades educativas voltadas aos profissionais de saúde, para reforçar os métodos adequados de intervenção que devem ser trabalhados com os pacientes.

“Também vamos destacar o uso da Ficha de Notificação de Violências nas unidades, para aperfeiçoar o monitoramento desses casos, visto que a tentativa de suicídio é um dos principais fatores de risco para outra tentativa e para o próprio suicídio. Essa ferramenta contribui com o planejamento de intervenções adequadas e elaboração de políticas públicas para o enfrentamento dessa problemática”, finalizou.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais