O dono da SBT, Silvio Santos decidiu mexer nas faixas de suas novelas da tarde e surpreendeu os telespectadores que gostam de acompanhar as tramas. Primeiramente, o dono do SBT mandou adiantar mais de 100 capítulos de Carrossel para que a trama infantil chegasse ao fim logo.
Com a dupla Carrossel e Esmeralda, o SBT havia reconquistado o terceiro lugar na audiência da Grande São Paulo, mas com as mudanças recentes propostas por Silvio Santos, a média caiu e a Band ganhou terreno na briga pela posição. A Record nadou sozinha na vice-liderança.
Por várias vezes, as novelas eram responsáveis pelos maiores índices de audiência até a exibição das novelas mexicanas no final da tarde, ou seja, as duas reprises eram mais vistas do que o Casos de Família, de Christina Rocha, e o Fofocalizando, de Chris Flores.
Para a nova fase da programação do SBT, Silvio Santos bateu o martelo pela volta de Maria Esperança, prometida há meses pelo canal, como a nova atração das 12h00 às 13h00. Após o Horário Político, exibido das 13h00 às 13h25, a reprise de Cristal.