Simpósio debate o jornalismo na era digital: regulação, liberdade de expressão, direitos autorais, aceleração tecnológica do setor e modelos de negócios

Foto: Reprodução
Compartilhe

Soluções para o negócio do jornalismo e propostas para o fortalecimento do setor estarão em pauta no evento “Caminhos para um Jornalismo Sustentável”, que será realizado na próxima quinta (07/12), pelo Congresso em Foco, com o apoio do Google. O objetivo é debater o desenvolvimento do jornalismo de qualidade e de credibilidade na era do digital, a evolução dos modelos de negócios, políticas públicas, regulação, liberdade de expressão e de imprensa, direitos autorais, além da aceleração tecnológica do setor.

 

Referências em comunicação e direito na internet, os pesquisadores Paul Matsko e Michael Geist vão falar sobre o cenário mundial e as propostas internacionais para o financiamento e a sustentabilidade do jornalismo. Matsko é historiador de mídia de massa pelo Cato Institute, um think tank americano que atua em temas como a advocacia pública, exposição de mídia e influência social; e Michael Geist é professor em Direito da Internet e do Comércio Eletrônico da Universidade de Ottawa (Canadá) e membro do Centro de Direito, Tecnologia e Sociedade.

 

Representando o Governo Federal, o secretário da Secretaria de Políticas Digitais, João Brant, participa do painel sobre o cenário brasileiro do jornalismo. Já a deputada federal Carol Dartora (PT-PR) vai abordar a atuação parlamentar e as propostas relacionadas ao jornalismo e mídias digitais no legislativo.

 

Entidades representativas de profissionais e gestores da indústria do jornalismo também estarão presentes, entre elas, a Associação de Jornalismo Digital (Ajor) e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji); além de representantes da consultoria econômica LCA Consultores, do Instituto Palavra Aberta, que atua pela liberdade de expressão, e da Rede Future of Local News, pesquisa acadêmica internacional sobre jornalismo.

 

A programação completa do evento pode ser acessada no portal do Congresso em Foco.

 

Todos os debates serão transmitidos nas redes sociais do veículo.

 

PROGRAMAÇÃO

 

09h30 às 10h30

PAINEL 01: Diagnóstico do jornalismo brasileiro e suas dificuldades

Sérgio Lüdtke Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo

João Brant – Secretário da Secretaria de Políticas Digitais – SECOM

Katia Brembatti – Presidente da ABRAJI

 

10h45 às 11h35

PAINEL 02: Propostas nacionais e internacionais de fortalecimento do jornalismo

Carla Egydio – Gerente de advocacy da Ajor Brasília Deputada Carol Dartora – PT/PR Michael Geist – Full Professor, University of Ottawa, Faculty of Law, Common Law Section Paul Matzko – Pesquisador – Cato Institute Washington

 

11h35 às 12h25

PAINEL 03: Caminhos para um jornalismo forte e sustentável

Patricia Blanco – Presidente Executiva – Instituto Palavra Aberta

Nina Weingrill – Consultora para organizações de jornalismo local e direitos humanos e pesquisadora da rede Future of Local News

Silvia Fagá de Almeida – Diretora da LCA Consultores

 

 

PALESTRANTES

 

Carol Dartora – Mandato de Deputada Federal pelo PT/PR

Ana Carolina Moura Melo Dartora, conhecida como Carol Dartora, é uma professora, historiadora e sindicalista, filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT). Atualmente exerce mandato de deputada federal pelo Paraná.

 

Carla Egydio

Carla Egydio, diretora de relações institucionais da Associação de jornalismo digital

Atua com advocacy há mais de cinco anos, advogada formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e cientista social formada pela Universidade de São Paulo, pós-graduanda em Direito Legislativo pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).

 

João Brant

João Brant é Secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. Doutor em Ciência Política (USP), mestre em Regulação e políticas de comunicação (LSE-Reino Unido) e graduado em Comunicação Social (USP). Foi Secretário Executivo do Ministério da Cultura (2015 a 2016) e assessor especial na Secretaria Municipal de Cultura em São Paulo (2013 e 2014). Trabalhou por quinze anos em organizações da sociedade civil e como consultor para organizações internacionais, como a UNESCO.

 

Katia Brembatti

Katia Brembatti é jornalista com 21 anos de experiência. Atua na cobertura de política, meio ambiente, infraestrutura e Judiciário. Com a série Diários Secretos, juntamente com três colegas, recebeu o Prêmio Esso, o Tim Lopes, o Ipys de melhor reportagem da América Latina e o Global Shining Light Award, de melhor reportagem em país em desenvolvimento. É editora no Estadão Verifica, professora de Jornalismo na Universidade Positivo e presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), na gestão 2022-2023.

 

Michael Geist

Dr. Michael Geist é professor de direito na Universidade de Ottawa, onde ocupa a Cátedra de Pesquisa do Canadá em Direito da Internet e do Comércio Eletrônico e é membro do Centro de Direito, Tecnologia e Sociedade. Atua em conselhos como: Internet Archive Canada e o Conselho Consultivo da EFF. Foi nomeado para a Ordem de Ontário em 2018 e recebeu vários prêmios por seu trabalho.

 

Nina Weingrill

Nina Weingrill é jornalista, co-fundadora da Énois, um laboratório de jornalismo sem fins lucrativos que tem como objetivo democratizar a mídia por meio do treinamento e promoção da produção jornalística local. É fellow ICFJ (International Center for Journalists) e parte da rede Future of Local News, onde pesquisa ecossistemas de informação local e suas intersecções com políticas públicas.

 

Patricia Blanco

Formada em RP pela Cásper Líbero, com Pós em Marketing pela ESPM, é Presidente Executiva e do Conselho Diretor do Instituto Palavra Aberta, Conselheira titular e VP do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional, membro do Conselho de Ética do CONAR; membro do Conselho Editorial da Folha de S. Paulo e da Comissão Permanente de Comunicação e Liberdade de Expressão do Conselho Nacional de Direitos Humanos

 

Paul Matzko

Paul Matzko é um historiador da mídia de massa, pesquisador do Cato Institute e autor de The Radio Right: How a Band of Broadcasters Took on the Federal Government and Built the Modern Conservative Movement (Oxford University Press, 2020).

 

Sérgio Lüdtke

Sérgio Lüdtke é editor-chefe do Projeto Comprova e presidente do Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo. Coordena a área de cursos da Abraji e o projeto Atlas da Notícia, que mapeia a presença do jornalismo local e os desertos de notícias no Brasil.

 

Silvia Faga de Almeida

Doutora em economia, diretora de concorrência da LCA e professora do MBA da FGV e da Educação Executiva do Insper. Conselheira do IBRAC e vice-presidente da rede Women in Antitrust (WIA, Brasil)

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais