Simpósio Processos Civilizadores na PanAmazônia abre inscrições e recebe trabalhos até 20 de março

Compartilhe

Na sua 2ª edição, o Simpósio Processos Civilzadores na PanAmazônia (II SPCPAM) que acontece entre os dias 28 a 30 de abril, tem como objetivo promover um espaço de difusão de conhecimentos, de diálogo, de troca de saberes e experiências, que contribuam para aprofundar a reflexão científica e o debate sobre dinâmicas, processos, estratégias e políticas relacionadas ao universo amazônico. O evento ocorre no Campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
As inscrições podem ser feitas neste site e o interessado em submeter trabalhos de pesquisa (artigo, resumo ou banner) tem o prazo até o dia 20 de março.
O SPCPAM nasceu do interesse do Grupo de Pesquisa Processos Civilizadores na PanAmazônia (GPPCPAM), visando informar à comunidade acadêmica quanto a teoria de Norbert Elias – sociólogo alemão – através de um evento de cunho acadêmico, científico e social. O primeiro simpósio foi divulgado nas mídias sociais e sites alcançando um público de 1.700 pessoas do Brasil, Estados Unidos, Itália, México e Colômbia e teve a participação de 107 inscritos, divididos entre ouvintes (57 pessoas) e de 42 trabalhos (50 pessoas) em quatro Grupos de Trabalhos (GTs), nos quais foram discutidos temáticas referentes às Práticas Socioculturais e Processos Sociais na PanAmazônia; Pesquisa social e educação em tempos de (in)certezas: dilemas e perspectivas; Meio Ambiente, Diversidade Cultural e Comunidades Amazônicas; Esporte, Lazer e Educação Física sob a teoria de Norbert Elias.
Nesta edição, o II SPCPA aborda o tema  “Figurações, Interculturalidade e Relação de Poder”, o qual visa dar continuidade e ampliar as discussões no âmbito social, cultural, político, econômico e ambiental no contexto Amazônico e demais países da América Latina. Por estarmos presenciando momentos de tensões em decorrência das grandes massas de imigrantes por todo o mundo que fogem de problemas políticos e de cidadania, diante a essas adversidades, é preciso lidar com a superação dos preconceitos, problemas linguísticos e a hegemonia histórica de alguns grupos sobre outros. Numa perspectiva processual e figuracional, o evento vem contribuir no entendimento de que os seres humanos vivem em redes de interdependências funcionais, pois suas metas e objetivos desencadeiam processos sociais de longo prazo e a Amazônia não escapa disso.

Conheça nossos serviços

– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa

Além da participação efetiva dos integrantes do GPPCPAM, o Simpósio é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (FAPEAM), com o apoio do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura da Amazônia (PPGSCA), do Instituto de Filosofia Ciências Humanas e Sociais (IFCHS) e da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff)

Durante a programação, o Simpósio apresentará importantes atividades como palestras e mesas-redondas, em que terão a participação de autoridades nesta área de conhecimento como os professores Marilene Corrêa da Silva Freitas (Ufam),  Ademir Gebara, Gláucio Campos Gomes de Matos (Ufam), Maria Beatriz Rocha Ferreira, Tony Honorato e Helso do Carmo Ribeiro Filho.
Nesse sentido, o evento comporá oito GTs, em que o pesquisador poderá consultá-los no edital de abertura do evento no mesmo link de inscrição.
 

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais