A notícia da nova rodada de negociações entre o Sindicato dos Atores de Hollywood (SAG-AFTRA) e os estúdios, representados pela associação AMPTP, foi anunciada em nota conjunta, e as discussões serão retomadas na segunda-feira (2/09). A paralisação da classe já dura 75 dias.
Essa decisão vem logo após o Sindicato dos Roteiristas (WGA) chegar a um novo acordo com a AMPTP, abordando questões que também preocupam os atores, como o pagamento de residuais e medidas contra o crescente uso de inteligência artificial.
O SAG-AFTRA oficializou a greve em 13/08, após negociações infrutíferas com os estúdios. As demandas incluem novas regras sobre o pagamento de residuais (compensações pela reprodução de projetos na TV e streaming) e proteções contra o uso de inteligência artificial na produção de filmes e séries.
Antes da greve ser oficializada, o SAG-AFTRA realizou uma votação com a participação de seus membros, na qual 98% dos atores sindicalizados votaram a favor da greve.
Essa greve representa a primeira ação desse tipo dos atores de Hollywood desde 1980. Ela deve afetar as filmagens de muitos projetos e impedir a participação dos atores em eventos de imprensa para filmes já concluídos e a caminho dos cinemas. Com a greve dos roteiristas já em andamento desde maio, a produção da maioria dos projetos dos estúdios americanos será paralisada até a assinatura de novos contratos, marcando a primeira vez que ambos os sindicatos entram em greve juntos desde 1960.