Nesta quarta-feira (20/09) foi lançado o Sistema Municipal de Habitação (Simhab), coordenado pela Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), com o objetivo de atualizar o cadastro da população que deseja se beneficiar com os programas de governo para moradia.
Aberto ao público a partir de segunda-feira (25/09) com o endereço eletrônico https://simhab.manaus.am.gov.br/ , o novo sistema permite um cadastro em uma plataforma de fácil entendimento para a população.
De acordo com o prefeito David Almeida, com o site não será necessário fazer fila em frente à secretaria para se inscrever nos programas. No entanto, àqueles que não tiverem acesso à internet, a Semhaf disponibilizará uma equipe para atendimento presencial.
“Precisamos atualizar os cadastros das pessoas. Isso é uma exigência legal, por isso estamos abrindo novos cadastros para a Prefeitura de Manaus e os nossos programas habitacionais. O cidadão não precisa se dirigir até a secretaria, no endereço eletrônico tem todas as informações para se inscrever. Esse cadastro é autodeclaratório e posteriormente nós faremos a conferência das informações inseridas”, explicou o prefeito.
O secretário de Habitação, Jesus Alves, destacou que a partir do cadastro feito de maneira on-line, os dados fornecidos pelo cidadão que busca ser beneficiado passarão por uma análise do Conselho Municipal de Habitação para a definição de prioridades.
“Esse conselho municipal vai deliberar sobre as alternativas que temos e apontar quais são os itens mais relevantes que os outros para seguirmos com prioridades”, disse o secretário.
Habitação
Nos quatro anos do atual mandato do Governo Federal, a prefeitura vai entregar, a partir da parceria entre o executivo municipal e federal, 17 mil unidades habitacionais. Serão 1,2 mil moradias para famílias em área de risco e 3 mil moradias do Minha Casa Minha Vida.
No programa municipal “Manaus Minha Casa”, a Prefeitura de Manaus vai beneficiar, no primeiro momento, 252 famílias com unidades habitacionais, com casas sobrepostas. Para todos os programas será necessária a atualização cadastral a partir do Simhab.