O Ministério da Saúde informou, nesta terça-feira (17/05), uma tentativa de acesso indevido nas plataformas do Conecte SUS, e-SUS Notifica e SI-PN, que foram retiradas do ar para manutenções como o objetivo de “resguardar informações”.
Conforme as informações da pasta, a tentativa de ataque hacker foi identificada pelo Departamento de Informática do SUS (Datasus), na última segunda-feira (16/05), e por esse motivo ficarão com sistema inativo até às 16h. Além disso, o ministério afirma que nenhum dado dos cidadãos sofreu impacto pelo ocorrido.
Os sistemas são responsáveis por reunir dados da população brasileira sobre medicamentos, resultados de exames, vacinação contra a Covid-19 e outras ferramentas.
Leia a nota na íntegra:
“O Ministério da Saúde Informa que as plataformas Conecte SUS, e-SUS Notifica e SI-PNI se encontram em manutenção corretiva, com previsão de retorno para as 16h. O Departamento de Informática do SUS (Datasus) identificou nessa segunda-feira (16) uma tentativa de acesso indevido e para resguardar as informações, os acessos foram suspensos até que toda a análise seja realizada. Vale ressaltar que a manutenção não causou impacto nos dados das plataformas.”