Solenidade celebra os 20 anos do Implurb em dezembro

Foto: Antonio Pereira / Semcom
Compartilhe

Foi a partir da Lei 687/2002, que entrou em vigor no dia 13 de dezembro de 2002, que a Prefeitura de Manaus passou a ter os serviços e a excelência técnica do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), que em 2022 completa 20 anos. Sua criação surgiu para dar continuidade às atribuições e competências da antiga Empresa Municipal de Urbanização (Urbam), extinta em 2003.

E no próximo dia 13/12, terça-feira, às 9h, no auditório Isabel Victoria de Mattos Pereira do Carmo Ribeiro, na sede da Prefeitura de Manaus, na avenida Brasil, nº 2.971, bairro Compensa, zona Oeste, a autarquia estará celebrando com colaboradores e servidores públicos a data, com uma solenidade seguida de missa, culto ecumênico e homenagens.

“O Implurb foi criado para suceder a antiga Urbam e ao longo dos últimos 20 anos vem crescendo nas suas atribuições e competências. Hoje é uma autarquia importante e indispensável para o ordenamento urbano da capital. O instituto exerce três grandes eixos: o licenciamento e controle urbano; o planejamento e elaboração de projetos; e habitação e política fundiária. De forma integrada e harmônica, o Implurb tem uma dinâmica muito forte na cidade”, comentou o diretor-presidente do órgão, o engenheiro Carlos Valente.

Para ele, são 20 anos de formação técnica, de comprometimento e de compromisso com o desenvolvimento organizado de Manaus. “E a equipe que está aqui tem muita felicidade de participar das transformações, mudanças e progresso nessas duas décadas. Muita coisa será feita e será para melhorar nossa capital”, completou.

Valente ressaltou que o prefeito David Almeida tem dado apoio para que a autarquia alcance melhores resultados no controle urbano, na agilidade no licenciamento e para ampliar a estrutura de planejamento urbanístico. “Tão logo teremos grandes novidades na área. Vinte anos são motivo de orgulho para o Implurb comemorar e desejar mais 20 e outros 20, para que possamos ter uma Manaus como cidade global e boa para se desenvolver negócios, conforme missão atribuída pelo prefeito”, salientou.

O órgão técnico é composto de uma gama de profissionais, entre engenheiros, arquitetos, urbanistas, tendo duas comissões de análise, divisões de controle e fiscalização, de licenciamento, de patrimônio histórico, parcelamento do solo, e mais recentemente com a adição da Vice-Presidência de Habitação e Regularização Fundiária (Vpreshaf).

“A data é extremamente significativa e não só interna, mas para a própria cidade, uma vez que o próprio Implurb nasceu dentro da revisão do Plano Diretor de Manaus. Tivemos um marco muito importante para o Brasil, com o Estatuto das Cidades, e em seguida nosso Plano Diretor. O órgão é voltado para fazer todo o gerenciamento do sistema de planejamento urbano e as funções primordiais à melhoria da qualidade de vida da população”, afirmou o vice-presidente do instituto, arquiteto e urbanista Claudemir Andrade.

Andrade comenta que a solenidade do dia 13 é um momento para mostrar a importância da autarquia e reconhecer o valor dos servidores da casa para a sociedade. “Temos servidores que contribuíram muito nesses anos todos. Muitos projetos passaram por aqui, muitos executados, outros ficaram na expectativa. E muitos seguem sendo elaborados na área de mobilidade, lazer, cultura, habitação”, disse o vice-presidente.

Objetivos


Entre os objetivos iniciais do instituto destacavam-se a definição das diretrizes do desenvolvimento urbano da cidade; planejamento e ordenação da ocupação do solo; disciplina sobre a utilização dos espaços urbanos, entre outras missões.

Em 2006, conforme a Lei 941, de 20 de janeiro, o Implurb foi reestruturado, sendo vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Semdurb) e atuando no setor do planejamento urbano do município de Manaus.

Também faz parte da sua estrutura a coordenação do complexo turístico Ponta Negra. Em 2009, o Implurb passou a gerir o Sistema Municipal de Planejamento Urbano e a definir políticas de controle do desenvolvimento urbano com base no Plano Diretor Urbano Ambiental de Manaus, tornando-se o órgão executivo na cidade. A administração passou a ser composta de um diretor-presidente, um vice-presidente e três diretores. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano foi extinta e suas atribuições transferidas para o Implurb.

O que é planejamento urbano?

O planejamento urbano é uma das soluções encontradas pela Prefeitura de Manaus para solucionar os problemas urbanos mais visíveis da capital amazonense. E o trunfo para a execução desse planejamento começou com a elaboração do Plano Diretor Urbano e Ambiental (PDM), uma iniciativa exclusiva do executivo municipal e que chegou ao ápice com a criação do Implurb.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais