Somente 12,9% das crianças de 0 a 3 anos frequentam escola no Amazonas

Fotos: Lton Santos/ Arquivo Semed.
Compartilhe

No Amazonas, a frequência das pessoas na escola diminui à medida que se aumenta a idade. Segundo a Síntese de Indicadores Sociais (SIS) do IBGE, 7,7% das pessoas de 25 anos de idade no Amazonas não possuem nenhuma instrução, e somente 14,8% possuem Nível Superior completo. Entre outras coisas, a pesquisa também revela que, no Ensino Médio, 94,1% dos alunos frequentam escolas da rede pública no Amazonas, mas, em contrapartida, no Ensino Superior, somente 35,9% dos estudantes frequentam instituições públicas.
Estas são algumas informações da Síntese de Indicadores Sociais 2019, referente a aspectos educacionais. A pesquisa foi realizada a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD contínua do IBGE) e de outras fontes. O período de referência da SIS é de 31/12/2017 a 30/12/2018.

Conheça nossos serviços

– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos– Curso – Método da Rosa

Nem trabalham e nem estudam
Segundo a SIS, cerca de 254 mil de jovens de 15 a 29 anos do Estado não estavam estudando nem estavam ocupados em 2018. Somente em Manaus, os ‘nem nem’ chegaram a 136 mil pessoas; o número foi superior ao ano anterior em 5 mil pessoas. Desse contingente, 29,9% estavam na força de trabalho (desocupados) e 70,1% fora da força de trabalho (não trabalhavam e nem estavam em busca de emprego).
Frequência na escola
Os números do SIS revelam que a taxa de frequência bruta, que é a proporção de pessoas de um determinado grupo etário que frequenta escola, em relação ao total de pessoas do mesmo grupo etário, caiu de 34,2% em 2017 para 33,3% em 2018, no Amazonas. Ou seja, somente 33,3% da população na faixa etária prevista para a etapa de ensino estava matriculada numa instituição. Em Manaus, a queda foi de 32,3% para 30,8%, de 2017 para 2018, indicando que a queda no percentual de pessoas frequentando escola foi de 1,5 ponto percentual.
As faixas etárias que menos frequentam instituições de ensino no Amazonas são a de crianças de 0 a 3 anos e a de adultos com mais de 25 anos de idade. Em 2017, 10,3% das crianças de 0 a 3 anos de idade frequentavam escola no Estado. Já em 2018, esse percentual subiu para 12,9%, uma melhora de 2,6 pontos percentuais. Para as pessoas com 25 anos ou mais de idade, a taxa de frequência escolar reduziu de 6,7% para 6,1% de 2017 para 2018, indicando queda na frequência à escola, nessa faixa etária. Em Manaus, a queda na taxa de frequência foi de 32,3% em 2017 para 30,8% em 2018; na capital, somente 7% dos adultos de 25 anos ou mais frequentavam escola em 2018.
A taxa de frequência líquida, que representa a razão entre o número de matrículas de alunos com idade prevista para cursar determinada etapa de ensino e a população total na mesma faixa etária, revela que 96,1% das pessoas entre 6 a 14 anos frequentam escolas no Ensino Fundamental, 94,7% das pessoas de 6 a 10 frequentam os anos iniciais do Ensino Fundamental, 82,8% das pessoas entre 11 a 14 anos frequentam os anos finais do Ensino Fundamental, 65,4% dos adolescentes (15 a 17 anos) frequentam o Ensino Médio, e somente 20,4% dos adultos de 18 a 24 anos frequentam o Ensino Superior. Ou seja, a frequência escolar diminui à medida que aumenta a idade.
Os resultados mostram também que 82% das crianças da educação infantil frequentam escolas públicas, número que sobe para 91,9% no Ensino Fundamental, e para 94,1 no Ensino Médio. Somente no Ensino Superior, o número de pessoas no ensino público cai para 35,9%, contra 64,1%, que estudam na rede privada. Em Manaus, 70,7% das pessoas frequentavam a rede privada de Ensino Superior.
Os números da pesquisa também revelam que 7,7% das pessoas de 25 anos ou mais no Amazonas não possuem nenhuma instrução educacional; 29,8% das pessoas possuem o Ensino Fundamental incompleto, e somente 14,8% da população acima de 25 anos possui Ensino Superior completo.
Plano de carreira
No que diz respeito à proporção de municípios com plano de carreira para os profissionais da educação não docentes, o Amazonas possui 33,9% de municípios com plano vigente. Quanto ao plano de carreira para o magistério, o Amazonas possui 95,2% de municípios com planos vigentes; e 77,4% dos municípios possui piso salarial da carreira do magistério público definido em lei.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!