STF autoriza Wilson Lima a não comparecer à CPI da Pandemia

Compartilhe

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu um habeas corpus ao governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), para que ele possa não comparecer à CPI da Covid.  O depoimento estava agendado para esta quinta-feira (10).

O pedido foi feito pelo próprio governador, e, de acordo com os argumentos da defesa, a convocação para a Comissão constitui ato inconstitucional é abusiva e uma afronta às cláusulas pétreas da federação e da separação de poderes.

No documento, a defesa do governador pediu também que a decisão liminar lhe garanta, caso seja ele seja ouvido, o direito de permanecer em silêncio. O que foi acatado na decisão, pois a relatora cita o direito ao investigado não produzir provas contra si.

“Embora o direito ao silêncio não mais se relacione tão intimamente às liberdades básicas de expressão, políticas e religiosas, cumpre no processo penal a importante função de prevenir a extração de confissões involuntárias”,  determinou, Rosa Weber.

Portanto, se Wilson for a CPI e decidir responder perguntas dos senadores, estará dispensado da obrigação de dizer a verdade, que é imposta às testemunhas de comissões parlamentares de inquérito. Na convocação como testemunha, o comparecimento é obrigatório e há a obrigação de responder a todas as perguntas que são formuladas.

Na manhã desta terça-feira, Wilson Lima afirmou que estar tranquilo sobre as investigações. “Não tenho nenhum problema em relação à isso. Já prestei e vou continuar prestando todos os esclarecimentos necessários e eu estou muito tranquilo em relação à isso”, declarou o governador.

 

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais