STF deve julgar pedido para suspender restrições à isenção de taxa do Enem

Fachada do edifício sede do Supremo Tribunal Federal - STF. © Marcello Casal JrAgência Brasil
Compartilhe

Entre os dias 02 e 03 de setembro, o Supremo Tribunal Federal (STF) deve julgar um pedido para suspender restrições à concessão de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A solicitação foi feita por nove partidos (PT, Rede, PSB, PC do B, PSTU, PDT, PSOL, PV, Cidadania e Solidariedade) e quatro entidades (UNE, UBES, Educafro e Frente Nacional Antirracista). O julgamento acontece em plenário virtual: os ministros inserem os votos por meio de sistema eletrônico.

Pelas regras do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e do Ministério da Educação (MEC), os candidatos que não apresentaram justificativa no prazo por estarem com sintomas de Covid-19 ou por outros motivos, perderam o direito à gratuidade. Aproximadamente 900 mil pessoas deixaram de pagar os boletos da inscrição. Entre elas, mais de 230 mil já tiveram a solicitação negada pelo Inep por não apresentarem documentos válidos que comprovem a ausência na última edição da prova, segundo os dados que constam na ação das entidades protocolada para o julgamento no STF.

O Enem 2020 registrou índice de abstenção de aproximadamente 3,2 milhões de candidatos, o maior de todas as edições. Na época, a recomendação dada pelo Inep pedia para estudantes com sintomas de Covid-19 não realizarem a prova.

O grupo que pediu a suspensão das restrições defende que candidatos que não compareceram ao exame respeitaram às recomendações sanitárias e não podem ser prejudicados por isso. Os partidos e entidades pediram que seja reaberto o prazo para que estudantes possam justificar as ausências, e que sejam aceitas como justificativas válidas uma autodeclaração dos candidatos de que não foram pela suspeita de contágio com a Covid-19 ou porque preferiram não se expor a aglomerações.

“É uma política negacionista à gravidade da pandemia. A prova do Enem 2020 foi realizada em meio à segunda onda, com alta de casos e durante todo o ano não houve qualquer medida para que os estudantes de escola pública, de baixa renda, pudessem ter acesso à internet. Foi um Enem desigual do início ao fim. Não podemos ser punidos novamente, sem realizar a prova”, afirma em nota Rozana Barroso, presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES).

Segundo Frei David, coordenador do Educafro, a proibição para os estudantes que faltaram ao Enem anterior, durante o pico da pandemia, impacta sobretudo os estudantes pretos, pardos e pobres. “É uma tentativa de impor e limitar o acesso à universidade. Basta verificar que houve um aumento de estudantes pagantes, e uma redução daqueles com mais de 19 anos, que terminaram o Ensino Médi0”, disse.

 

 

Guia do Estudante

 

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!