STF retoma julgamento sobre marco temporal de terras indígenas

Organizações indígenas de Manaus fazem manifestações contra o Marco Temporal
sessão presencial . Foto: Reprodução
Compartilhe

O Supremo Tribunal Federal (STF) retomará nesta quarta-feira (20/09) o julgamento sobre a constitucionalidade do marco temporal para demarcação de terras indígenas. O julgamento foi interrompido em 31/08, quando o ministro Luís Roberto Barroso, o último a votar sobre o tema, proferiu o quarto voto contra o marco, deixando o placar do julgamento em 4 votos a 2 contra a tese.

Até o momento, Barroso, Edson Fachin, Alexandre de Moraes e Cristiano Zanin se manifestaram contra o marco temporal, enquanto Nunes Marques e André Mendonça se posicionaram a favor. Moraes, embora tenha votado contra o limite temporal, abriu a possibilidade de indenização a particulares que adquiriram terras de “boa-fé,” o que tem gerado controvérsia e críticas por parte de movimentos indígenas.

Para os povos indígenas e organizações como a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), a possibilidade de indenização ou compensação de território representa uma ameaça aos direitos indígenas e pode agravar os conflitos no campo.

O processo que motivou o julgamento trata da disputa pela posse da Terra Indígena (TI) Ibirama, em Santa Catarina, habitada pelos povos Xokleng, Kaingang e Guarani. O cerne da questão é se os indígenas têm direito a terras que não estavam em sua posse em 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal, ou que estavam em disputa judicial na época. Os indígenas se opõem à tese do marco temporal.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!