Talentos da cultura amazonense participam do projeto ‘Quem é você na fila do pão?’

Foto – Divulgação / Projeto “Quem é você na fila do pão?”
Compartilhe

Um talk show conduzido pela personagem “Filó, a Básica”, interpretada pelo ator, diretor e produtor cultural Paulo Queiroz, vai apresentar ao público 11 artistas da cena cultural amazonense em entrevistas on-line nas redes sociais. Esse é o projeto “Quem é você na fila do pão? – Edição Norte-Sul/Leste-Oeste”, desenvolvido por Paulo Queiroz, com produção da atriz e diretora Narda Telles. O projeto conta com o apoio do governo federal e da Prefeitura de Manaus, por meio do Edital Prêmio Manaus de Conexões Culturais 2020 – Lei Aldir Blanc.

“Trata-se de uma série de 11 entrevistas teatralizadas, de 20 minutos cada, que foram concebidas para as plataformas digitais e redes sociais. Essa série terá como entrevistados os fazedores de cultura da cidade de Manaus, que, embora já desenvolvam um trabalho de qualidade e de grande relevância nas suas respectivas áreas, ainda não tiveram uma oportunidade de mostrar ao grande público o seu trabalho e de contar a sua história de vida e artística”, conta Queiroz.

O artista explica que batizou o projeto com essa expressão popular porque decidiu “brincar” com essa expressão utilizada pelas pessoas que querem ironizar outras, dando um novo sentido à frase, em seu projeto. “A minha ideia é mostrar que, embora esses artistas ainda não tenham o devido reconhecimento, eles contribuem de maneira ímpar para a cultura que é produzida na cidade, e por isso eles vão dizer quem são na fila do pão, ou seja, qual a importância que eles têm no fazer artístico e cultural de Manaus”, ressalta.

Conheça nossos serviços

– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa

Entrevistas

Queiroz selecionou os entrevistados com base em critérios como: ser artista, desenvolver atividades culturais relevantes, não ter ainda visibilidade na mídia para si ou para a atividade que desenvolve e ser oriundo de bairros populosos das zonas Norte, Sul, Leste e Oeste, de áreas não privilegiadas, e, prioritariamente, pessoas negras, mulheres, indígenas e pessoas LGBTQI+. Os artistas selecionados correspondem aos segmentos artísticos de artes visuais, audiovisual, cultura infância, dança, espaços culturais, hip-hop, literatura, manifestações culturais, música, teatro e circo.

Os entrevistados do projeto são apadrinhados por artistas mais experientes e conhecidos do público, conforme explica o coordenador. “Com o intuito de dimensionar o trabalho desses artistas, os entrevistados serão apadrinhados por grandes nomes da cena cultural de Manaus, que os apresentarão aos que assistirem à série e explicarão os motivos de suas respectivas escolhas”, informa.

Os selecionados são a bailarina e coreógrafa Mara Pacheco, coordenadora do Espaço Cultural Uatê, apadrinhada pelo coreógrafo e produtor cultural Jorge Kennedy; a cantora Wendy Lady Oha, que tem como madrinha a atriz Francy Junior; a atriz Gabriela Barbosa, afilhada de Narda Telles; a artista de rua Teffy Rojas, afilhada da produtora cultural e palhaça Ana Oliveira; a cronista e poetisa Rayane Lacerda, afilhada da escritora Márcia Antonelli; a B-Girl Vivi, afilhada do B-Boy Mayking; a bailarina, performer e professora Priscilla Espíndola, afilhada da diretora artística, coreógrafa e bailarina Carmem Arce; a professora e presidente da Quadrilha Tradicional Mirim Brotinhos do Amanhã, Idemar Vale, apadrinhada pelo pedagogo, arte-educador e contador de histórias Ricardo Lopes; o professor indígena, ativista e fundador-presidente da Associação Indígena Karapãna (Assika), Joilson Paulino, ou Kay Vau Massame, afilhado do antropólogo João Paulo Lima Barreto Tukano; o precursor do Escangalho Cultural, Jonavegante, afilhado da cantora e compositora Lucinha Cabral; e o ator Remy Sampaio, apadrinhado pelo ator Adanilo Reis.

As entrevistas serão disponibilizadas on-line nas plataformas digitais nos próximos dias, ao longo do mês de dezembro. Os links serão divulgados pela coordenação do projeto.

Paulo Queiroz

O ator e diretor Paulo Queiroz é licenciado e bacharel em Teatro pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), com pós-graduação em Gestão e Produção Cultural. Foi diretor artístico da Associação Amazônia Arte-Mythos, dramaturgo, compositor e pesquisador nas áreas da arte-educação e preparação de ator.

Ele também atuou como membro do Colegiado de Teatro do Conselho Nacional de Políticas Culturais e conselheiro municipal de Cultura na cadeira de Teatro e Circo. Queiroz participou de campanhas publicitárias, trabalhos em televisão, teatro, dança, programas de rádio e diversos eventos na área cultural. Ao longo da sua carreira, ele recebeu vários prêmios pelos trabalhos realizados.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais