TCE-AM aprova contas de Wilson Lima com ressalvas e recomendações

TCE-AM aprova contas de Wilson Lima com ressalvas e recomendações
O curso inicia nesta terça-feira (23/05), de 14h às 17h, no Plenário da Câmara Municipal de Itacoatiara, com carga horária de 12 horas. Foto: Divulgação/ TCE-AM
Compartilhe

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM)  aprovou as contas do governador do Amazonas, Wilson Lima, referentes ao exercício de 2021, com ressalvas e recomendações. A decisão unânime saiu na manhã desta terça-feira (06/12).

O representante da Procuradoria Geral do Estado, Eugênio Nunes, justificou os pontos destacados durante a aprovação e as providências que estariam sendo tomadas pelo estado.

“Com relação a racionalização do gasto público, aqui quero trazer que recentemente o governador Wilson Lima constituiu uma comissão para racionalizar o gasto público e a gente está trabalhando em diversas frentes. Uma delas, é especificamente na área da saúde, onde a gente está buscando otimizar os gastos e os contratos para que com o menor custo possível, a gente possa entregar o melhor serviço à população”, afirmou.

Durante sessão especial do Tribunal Pleno, os conselheiros emitiram um parecer prévio recomendando a aprovação das contas. “O relatório destacou a não existência de desvios que dessem motivos para a desaprovação das contas”, afirmou o TCE.

A relatoria é da vice-presidente da Corte de Contas, conselheira Yara Lins dos Santos. De acordo com o TCE, a conselheira destacou que o governador precisa adequar impropriedades identificadas.

“Entre elas a insistência do Governo do Amazonas em ultrapassar o limite prudencial de 45,55% do orçamento previsto com gastos com pessoal exclusivo ao Poder Executivo, chegando a 45,61% no exercício, bem como o descumprimento da meta de resultado nominal”, detalhou o TCE.

A conselheira-relatora ressaltou, ainda, o papel técnico da Corte de Contas amazonense em emitir o parecer sobre as contas. No entanto, ela destacou que a decisão final sobre as contas é de responsabilidade dos deputados que compõem a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

“Cabe ressaltar que a análise feita nessa oportunidade é técnica, subsidiária ao julgamento que a Assembleia Legislativa fará, não prejudicando a auditoria e julgamento que o TCE realizará em todas as unidades gestoras do governo do estado cujo objetivo é diferente, onde o enfoque recai sobre aos aspectos da execução da receita e da despesa compreendendo todos os estágios, assim como o exame dos atos administrativos e que originam despesas para o erário estadual”, explicou Yara Lins.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais