Nesta segunda-feira (22/08), o presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), conselheiro Érico Desterro, e o controlador-geral do município de Manaus, Arnaldo Gomes, assinaram um termo de cooperação técnica para troca de experiências.
Realiazo no Plenário da Corte de Contas, a soleniadae contou com a participação de 40 servidores da Controladoria Geral do Município de Manaus (CGM), além de servidores do TCE-AM.
A cooperação técnica entre o TCE-AM e a CGM já existe desde 2010 e tem o objetivo de alinhar rotinas das duas instituições, integrando as ações de controle externo e interno do poder executivo, através da harmonização das atividades constantes de seus planejamentos e do compartilhamento de informações e de recursos materiais, humanos e tecnológicos.
O controlador-geral do município, Arnaldo Gomes, ressaltou a importância de ter um elo estabelecido com o TCE-AM para não só realizar com competência profissional as atividades de auditoria, mas internalizar ações como as do Programa de Integridade que já está implementado na Corte de Contas.
“A renovação do acordo junta os controles das instituições para avançar nas ações que são de nossas competências. Sobretudo, ganhar racionalidade, evitar retrabalho, unir esforços para crescer nas atividades de governança e gestão. É muito importante a troca de experiências do controle externo com o controle interno da prefeitura de Manaus, pois assim como o Tribunal lá na CGM também estamos implementando o Programa de Integridade, que melhora a eficiência de todos”, ressaltou o controlador-geral Arnaldo Gomes.