Com o intuito de subsidiar o trabalho de planejamento e execução das auditorias no Plano Anual de Fiscalização (PAF 2023), o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) por meio do Departamento de Auditoria de Desestatizações, Concessões e Preços Públicos (Deadesc/TCE-AM) convidou especialistas para ministrar treinamentos relacionados a concessões públicas comum e parcerias público-privada.
A especialização será dividida em dois treinamentos abordando as seguintes temáticas: “Análise Econômico-Financeira de Projetos de Concessões Comuns e Parcerias Público-Privada” e “Gestão, Regulação e Controle de Custos do Transporte Coletivo”.
Realizado entre os dias 29/05 a 02/06, na sala 1 da Escola de Contas Públicas (ECP), as inscrições para o treinamento e mais detalhes sobre os horários podem ser acessadas no site ecpvirtual.tce.am.gov.br.
O treinamento é gratuito, com certificação e voltado, principalmente, para jurisdicionados que integram as Comissões de Parcerias Público-Privada do Governo do Estado do Amazonas e Comitê de Parceria Público-Privada da Prefeitura Municipal de Manaus, assim como os servidores que atuam em processos administrativos e em Comissões de Fiscalizações de Concessões Públicas.
Previsto para acontecer entre os dias 12 a 15 de junho, o treinamento com o tema “Gestão, Regulação e Controle de Custos do Transporte Coletivo” será ministrado pelo auditor de controle externo do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS), Airton Roberto Rehbein.
Entre os pontos a serem abordados no curso estão os métodos de cálculo do consumo de combustível, das despesas com pessoal de manutenção, administrativo e diretoria e fator de risco.
O instrutor também irá discorrer acerca da relação entre o preço de lubrificantes e consumo de óleo diesel, vida útil e recapagem de pneus, custos ambientais e muito mais.