Estratégia de Saúde Digital da Prefeitura de Manaus para apoio à Atenção Primária à Saúde (APS), o Telessaúde já soma, em 2023, mais de 38 mil atendimentos de pacientes acompanhados nas unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Iniciado em 2020 e oficializado na estrutura da pasta em 2022, o serviço é voltado para o cuidado e acompanhamento de usuários na rede de saúde do município.
Em 2022, o Telessaúde teve 64.051 realizados com sucesso, isto é, quando os médicos e enfermeiros da Semsa que atuam como teleconsultores têm efetivo contato com o usuário para orientar sobre condições de saúde, consultas ou exames a realizar, ou para informar a “alta” do paciente no serviço, dependendo de sua situação de saúde. Neste ano, até o dia 6/7, já foram 37.856 atendimentos realizados.
A gerente de Telessaúde, Jackeline Alves Galdino, explica que o serviço da Semsa atua por meio de contato telefônico com pessoas atendidas na rede de atenção básica, estimulando a adesão ao acompanhamento em saúde pelas equipes das unidades municipais.
“O objetivo é levar cuidado, levar assistência, mas também monitorar o paciente e reinseri-lo no fluxo de atendimento da Semsa, para que não perca o seguimento do tratamento e mantenha a saúde”, aponta.
Jackeline Galdino também enfatiza a segurança na comunicação com os usuários. “O primeiro contato pode gerar certa desconfiança, por medo de golpes. Mas o teleconsultor se identifica como profissional da Semsa e informa dados como o nome completo do usuário, que são obtidos dos sistemas de saúde, para afastar a desconfiança. E nunca são solicitadas informações bancárias ou financeiras”.
Resultados e pioneirismo
A estratégia de telessaúde da Semsa iniciou com foco em atendimentos de Covid-19 e hoje abrange outros quatro segmentos: Tuberculose, Hiperdia (hipertensão arterial e diabetes mellitus), Gestação de Alto Risco e Imunização Infantil. Dentre eles, o Telehiperdia responde por 11.704 dos atendimentos neste ano, até o dia 6/7.