Terra teve outubro mais quente já registrado

Evento começa nesta segunda-feira em São Paulo Foto: Freepik
Compartilhe

O recorde mensal da temperatura global foi mais uma vez quebrado em Outubro, dando continuidade a uma série prolongada de temperaturas extraordinárias da superfície terrestre e oceânica e de baixo gelo marinho, de acordo com o Serviço Copernicus para as Alterações Climáticas (C3S) da União Europeia . Outubro foi o quinto mês consecutivo de temperaturas globais recordes.

Isto significa que é quase certo que 2023 será o ano mais quente já registado. A OMM irá confirmar isto no seu relatório provisório sobre o Estado do Clima Global 2023, que será divulgado em 30 de Novembro, no dia de abertura da conferência da ONU sobre Alterações Climáticas, COP28.

Temperatura diária da superfície do mar   Anomalias globais da temperatura do ar na superfície

A fim de fornecer uma perspectiva de longo prazo aos tomadores de decisão na COP28, a OMM também publicará um relatório decenal sobre o estado do clima global 2011-2020. O seu relatório anual sobre os factores impulsionadores das alterações climáticas – concentrações de gases com efeito de estufa provenientes das actividades humanas – será divulgado em 15 de Novembro.

A OMM utiliza vários conjuntos de dados internacionais para os seus relatórios sobre o estado do clima global, incluindo o conjunto de dados de reanálise ERA5 do Serviço de Alterações Climáticas Copernicus, implementado pelo Centro Europeu de Previsões Meteorológicas a Médio Prazo.

Foi de longe o outubro mais quente já registado, 0,85°C acima da média de 1991-2020 e 0,40°C acima do outubro mais quente anterior. A anomalia da temperatura global foi a segunda mais alta em todos os meses do conjunto de dados ERA5, atrás de setembro de 2023, disse.

Para o ano civil até agora, de janeiro a outubro, a temperatura média global para 2023 é a mais alta já registrada, 1,43°C acima da média pré-industrial de 1850-1900 e 0,10°C acima da média de dez meses para 2016. disse.

A temperatura média da superfície do mar em outubro acima de 60°S–60°N foi de 20,79°C, a mais alta já registrada para outubro.

Outubro marcou o sexto mês consecutivo em que a extensão do gelo marinho da Antártica permaneceu em níveis recordes para esta época do ano, com um valor mensal 11% abaixo da média. A extensão do gelo marinho do Ártico atingiu o seu 7º valor mais baixo em outubro, 12% abaixo da média.

As condições do El Niño continuaram a desenvolver-se no Pacífico equatorial, embora as anomalias permaneçam inferiores às alcançadas nesta altura do ano durante o desenvolvimento dos eventos historicamente fortes de 1997 e 2015.

Em Outubro de 2023, a precipitação foi acima da média na maior parte da Europa: a tempestade Babet atingiu o norte da Europa e a tempestade Aline atingiu Portugal e Espanha, provocando fortes precipitações e inundações.

 

 

wmo

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais