Terremoto provoca destruição em cidades da Turquia e Síria

Pessoas se reúnem enquanto equipes de resgate procuram sobreviventes sob os escombros, após um terremoto, na cidade de Jandaris, controlada pelos rebeldes, na Síria. Foto: REUTERS/Khalil Ashawi
Compartilhe

Mais de 1.400 pessoas morreram e milhares ficaram feridas nesta segunda-feira (06/02), quando um forte terremoto atingiu o centro da Turquia e o noroeste da Síria, destruindo prédios de apartamentos e causando mais destruição em cidades sírias já devastadas por anos de guerra .

O terremoto de magnitude 7,8, ocorreu na manhã de hoje e foi o pior a atingir a Turquia neste século. Também foi sentido em Chipre e no Líbano. 

Horas depois, um novo tremor, de magnitude 7,6, atingiu o sudeste da Turquia — a 4 km ao sul da cidade de Ekinozu, em Kahramanmaras, região mais atingida pelo primeiro terremoto

Não ficou imediatamente claro quanto dano foi causado pelo segundo terremoto, também sentido em toda a região enquanto as equipes de resgate lutavam para retirar as vítimas dos escombros em meio ao mau tempo.

“Fomos abalados como um berço. Éramos nove em casa. Dois filhos meus ainda estão nos escombros, estou esperando por eles”, disse uma mulher com o braço quebrado e ferimentos no rosto, em Diyarbakir, no sudeste da Turquia.

O presidente turco, Tayyip Erdogan, disse que 912 pessoas morreram, 5.383 ficaram feridas e 2.818 prédios desabaram na Turquia.

Erdogan disse que não poderia prever quanto o número de mortos aumentaria à medida que os esforços de busca e resgate continuassem.

“Todos estão se esforçando de corpo e alma, embora o inverno, o clima frio e o terremoto que aconteceu durante a noite tornem as coisas mais difíceis”, disse ele.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais