Tetranetos de Tiradentes querem pensão do governo

Estátua de Tiradentes na praça de Belo Horizonte que leva o nome do herói da Inconfidência Mineira
Compartilhe

A 2ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) negou, de forma unânime, pedido de pensão especial para seis tetranetos de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, símbolo da Inconfidência Mineira no século XVIII. A solicitação foi baseada na Lei nº 9.255/96 que concedeu pensão especial mensal vitalícia, no valor de R$ 200,00 a outros descendentes. As informações são da “Revista Época”.

Por comprovar o mesmo grau de parentesco, os autores pediram a aplicação do pedido constitucional da isonomia para também ter direito ao benefício.

Conheça nossos serviços

– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa

Em 2013, a Justiça Federal de Minas havia negado o pedido. “A pensão especial postulada se trata de benefício de cunho honorífico e indenizatório, concedido com base em critério político”, disse o juiz Cláudio Henrique Fonseca de Pina.

O relator do caso, desembargador João Luiz de Souza, diz que a Justiça não tem autonomia para conceder benefícios dessa natureza: “Não cabe ao Poder Judiciário o exercício de atribuição normativa e substituir os Poderes Executivo e Legislativo na emissão de juízo de natureza política acerca dos dignitários de honrarias, ou mesmo ampliar os efeitos específicos de normas legais que as concedem”.

“Assim, não é invocável, na espécie, o primado isonômico para a concessão do benefício, já que o critério de equiparação invocado pelo autor não é válido ante o caráter personalíssimo da norma, e que não admite extensão a fim de abranger outrem que não aqueles por ela amparado”, completou o desembargador.

Morto e esquartejado

Nascido na Fazenda do Pombal, em 1746, Tiradentes foi enforcado e esquartejado no Rio de Janeiro em 1792 ao ter o plano de independência do Brasil descoberto pelo governo português.

Ele se tornou herói nacional e o dia 21 de abril, data de sua morte, se tornou feriado em todo o país.

Resultado de imagem para estado de minas logo

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!