TJAM e CNJ realizam abertura da inspeção anual, correição extraordinária e mutirão de visitas às unidades prisionais

TJAM e CNJ realizam abertura da inspeção anual, correição extraordinária e mutirão de visitas às unidades prisionais. Foto: Chico Batata
Compartilhe

O Judiciário do Amazonas (TJAM) e a Corregedoria Nacional de Justiça, órgão que faz parte do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), realizaram na manhã da segunda-feira (02/05), em Manaus, a abertura dos trabalhos de Inspeção Anual, de Correição Extraordinária e do Mutirão de Inspeções em unidades prisionais da capital e do interior, que seguirão até a próxima sexta-feira, dia 6 de maio.

Durante a solenidade de abertura, o ministro Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, corregedor-nacional de Justiça substituto, destacou as missões da equipe do CNJ no Amazonas: verificar o funcionamento dos setores administrativo e judicial do TJAM e serventias do Estado (segundo a Portaria n.º 79/2021), a correição extraordinária para examinar os sistemas e plataformas eletrônicas do TJAM e o mutirão de inspeções dos estabelecimentos do sistema prisional do Amazonas (previstos na Portaria Conjunta CN-DMF n.º 01/2022).

Segundo o corregedor, “o objetivo é aperfeiçoar as rotinas do sistema de justiça criminal e de execução penal por meio da verificação do funcionamento, regularização dos sistemas e plataformas eletrônicas, além de inspeções dos estabelecimentos prisionais e carceragens de delegacias. Caso necessário, serão propostas recomendações que contribuam para uma prestação jurisdicional de excelência, eficiente e célere”.

Outro membro da mesa solene que se manifestou na cerimônia de abertura, o desembargador Luís Paulo Aliende Ribeiro, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) e que integra a equipe de inspeção, apresentou o roteiro dos trabalhos durante a semana, nas unidades de áreas administrativa, judicial e extrajudicial, da capital e do interior. E destacou que unidades serão vistas de forma ampla, como visitas ordinárias para verificação e padronização, a fim de observar o que está sendo feito no País todo.

Pelo TJAM, a desembargadora Nélia Caminha Jorge, corregedora-geral de Justiça do Estado, enfatizou que mesmo em momento adverso, como foi o caso dos períodos mais graves da pandemia de covid-19 no Amazonas, o Judiciário estadual conseguiu fortalecer a magistratura, assegurando o acesso a uma justiça mais produtiva, ética, célere e efetiva à sociedade.

E salientou que o TJAM continua trabalhando, enfrentando as diversas condições de logística do Amazonas e desafios existentes, para continuar a aprimorar aspectos como virtualização, conciliação e mediação no Judiciário estadual.

Atendimento ao público

As equipes do CNJ realizarão o atendimento de advogados e do cidadão comum no horário da tarde, a partir das 14h, no 1.º andar do Centro Administrativo Des. José de Jesus Ferreira Lopes, prédio anexo à sede do TJAM, Edifício Des. Arnoldo Péres, localizado na avenida André Araújo, s/n, bairro do Aleixo, em Manaus.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais