Toada do boi Garantido é tema de abertura do programa global ‘Falas da Terra’

Falas da Terra foi ao ar na segunda na TV Globo Foto: reprodução
Compartilhe

A toada “Revolução das Cunhãs” (2020) dos compositores Enéas Dias, João Kennedy e Marcos Moura, é a trilha de abertura do especial “Falas da Terra” da Rede Globo. O programa foi ao ar na noite de segunda-feira, 19, em comemoração ao Dia do Índio.

Composta em 2020, primeiro ano da pandemia do novo coronavírus, a toada não chegou a ser executada na arena devido ao cancelamento do Festival Folclórico de Parintins. Mas, faz parte do álbum “Somos o Povo da Floresta”, lançado no final do ano passado nas plataformas de streaming.

De acordo com Enéas Dias, um dos compositores da obra, a toada nasceu das lutas sociais. “A toada ‘Revolução das Cunhãs’ foi inspirada no movimento feminino indígena nacional, chamado de ‘1° Marcha das Mulheres Indígenas’, onde denunciam a violência de que são vítimas, apontam o machismo como ‘mais uma epidemia trazida pelos europeus'”, destacou o artista.

“As mulheres indígenas defendem que, no combate a essas mazelas, as especifidades da organização social dos povos indígenas sejam levadas em conta, como tema de luta e resistência” , sintetizou.

*Convite global*

O convite foi feito pela Rede Globo ao grupo de compositores do “Boi da Baixa”, denominados ‘Baiás’. A escolha se deu entre diversas canções brasileiras e por indicação da artista e ativista indígena Thaline Karajá, que interpretou a canção para o especial “Falas da Terra”. Thaline Karajá inclusive, participou do “The Voice Brasil 2020”, onde teve grande destaque.

“A emoção foi enorme. O esforço de anos de carreira na música sendo convertido em destaque em rede nacional, num documentário de total importância, nos dá ainda mais forças. Como artista, músico, compositor, parintinense e torcedor do Garantido, me sinto muito honrado e feliz. A luta pela arte continua e vamos seguir resistindo!”, comemorou Enéas Dias.

Para chamar ainda mais atenção para os temas e bandeiras indígenas, a direção do vermelho criou uma playlist na plataformas de streaming Spotify. “São 19 toadas em alusão ao Dia do Índio. Na playlist estão sucessos como ‘Nações Extintas’, ‘Etnias’ e ‘Índio do Brasil’, além de ‘Revolução das Cunhãs’, claro”, adiantou Enéas Dias, que também é diretor musical do Garantido.

*Mais um destaque na galeria*

“Revolução das Cunhãs” é mais uma grata surpresa a ser incorporada na galeria de toadas que marcam a história do “Boi do Povão”. “O Garantido é o único boi de Parintins a ter sucessos estrondosos, inclusive internacionais, que são as toadas ‘Pátria Mata’ (1992) de Inaldo Medeiros e Tony Medeiros, gravada pela cantora Leci Brandão, ‘Vermelho’ (1996) de Chico da Silva, gravada por Fafá de Belém”, recordou o presidente do Garantido, Antônio Andrade.

Segundo Andrade, há ainda outros exemplos. “Há a toada ‘Paixão de Coração’ (2010) de Demetrios Haidos e Geandro Pantoja, gravada por Daniela Mercury e que foi cantava no reveillon de Copacabana para mais de dois milhões de pessoas e ‘Tic Tic Tac’ (1993) de Braulino Lima que foi gravada pelo grupo Carrapicho e até hoje tocada em diversos países do mundo”, relembrou.

De acordo com o gestor, a competência poética e musical do povo vermelho faz com que até “sequestrem” obras reconhecidamente do Garantido. “Somos tão afinados com o sucesso que até toada que é publicamente do Garantido, inclusive executada na arena, sequestraram para ver se faz sucesso lá e até agora nada!”, cutucou Andrade.

Rivalidade a parte, o dirigente do Garantido parabenizou os compositores e declarou total apoio às lutas dos povos tradicionais do Brasil. “O Garantido reafirma seu compromisso de manter hasteada a bandeira vermelha em defesa dos direitos e garantias dos povos tradicionais, dos primeiros habitantes dessas terras. Por isso em minha gestão estamos estreitando o diálogo com diversas lideranças indígenas”, finalizou.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais