Totens de autoatendimento chegam em Manaus para melhorar a mobilidade do usuário do transporte público

O processo de compra é fácil e rápido. Foto: Reprodução
Compartilhe

A facilidade de recarregar o cartão de acesso ao transporte coletivo por meio de um totem de autoatendimento já é realidade em algumas das grandes capitais do Brasil.

A novidade chegou em Manaus nesta terça-feira, 16/4, e dará agilidade ao passageiro na compra e validação da passagem. Todos os meses, o sistema de transporte coletivo urbano da cidade realiza mais de 220 mil viagens.

Para tornar essa experiência ainda mais prática e rápida, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), tem investido constantemente em tecnologias para tornar o sistema de bilhetagem eletrônica uma ferramenta acessível, ágil e que facilite o dia a dia da população no acesso aos coletivos e com ofertas para pagamentos digitais que dispensam o troco e a circulação do dinheiro a bordo.

No primeiro momento, duas máquinas de autoatendimento (ATM) foram instaladas nos Terminais de Integração 1 e 2. Por meio delas é possível fazer a compra de crédito para todas as modalidades do cartão PassaFácil, utilizando pagamento por chave PIX ou cartão de débito. A previsão é que até o final de junho as ATMs estejam presentes em todos os terminais e estações de transferência da capital, além do posto de venda do Sinetram, localizado na Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

“Estamos empenhados em aumentar a segurança e a facilidade de uso dos nossos serviços de transporte. Com a remoção do dinheiro físico, observamos uma queda notável nos assaltos aos ônibus. Além disso, a integração de câmeras de segurança nos terminais e ônibus reforça o nosso compromisso com a segurança dos passageiros. Essas tecnologias avançadas estão sendo expandidas para cobrir cada vez mais áreas”, explicou o diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins.

Foto: Reprodução

O processo de compra é fácil e rápido. Após se identificar com o número do CPF, o cliente deve escolher o cartão PassaFácil que deseja abastecer, escolher a forma de pagamento e concluir a operação. Ao lado de cada ATM também foi instalado um equipamento de validação, semelhante aos dos ônibus, onde é possível validar o crédito logo após a compra, garantindo que sua passagem seja reconhecida imediatamente nos validadores dos coletivos antes mesmo dos 30 minutos que leva o processo convencional.

Paulo Henrique também destaca o sistema em teste para aceitação de cartão de crédito e débito direto no validador do transporte coletivo, que irá facilitar a compra de créditos de usuários que não são diários.

“Estamos realizando testes para permitir o uso direto de cartões de crédito e débito nos validadores dos ônibus. Esse novo sistema simplifica o acesso ao transporte público, tornando-o mais conveniente e rápido, especialmente para aqueles que não são usuários frequentes dos ônibus. A implementação desse sistema será uma grande melhoria para a mobilidade urbana em Manaus”, finalizou.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais