Trabalho é mais difícil para jovens na Amazônia, diagnostica projeto

Trabalho é mais difícil para jovens na Amazônia, diagnóstica projeto
Foto: Standret/ Freepik
Compartilhe

O desmatamento na Floresta Amazônica não resultou em oportunidades para jovens moradores dos noves Estados da Amazônia Legal. É o que constatou o último diagnóstico do projeto “Amazônia 2030”, segundo o qual apenas 58% da população de 18 a 24 anos integram o mercado de trabalho. No restante do país, o índice é de 71%.

Rodrigo Baggio, CEO da Recode e empreendedor social, afirma que a tecnologia é o caminho para a geração de emprego e renda, especialmente no Norte do país. Segundo ele, somente com a inovação é possível reverter o quadro apresentado no levantamento:  “Mercado de Trabalho na Amazônia Legal – uma análise comparativa com o resto do Brasil”.

Baggio lembra que a Amazônia abriga os recursos naturais necessários para o crescimento sustentável do Brasil e somente o impulsionamento em inovação e tecnologia pode mudar a realidade dos jovens moradores da região. “Formar jovens com pouca oportunidade para trabalharem com tecnologia na Amazônia é a saída para reverter os índices de desemprego”, atribui.

Quem compartilha da mesma ideia é o DJ Alok, que endossa o livro E-topia: uma aventura tecnológica que revolucionará seu modo de pensar, escrito por Baggio. “Existe algo mais tecnológico que a natureza? Eu sinto a Amazônia (natureza e sabedoria dos povos originários) como o lugar mais tecnológico do planeta”, questiona.

Em âmbito nacional, a Recode atua desde 1995 com empoderamento digital para melhorar a vida nas comunidades. A organização recebeu mais de 60 prêmios da UNICEF e Unesco por conta do alcance de suas ações, que alcançaram mais de 1,8 milhão de pessoas em 12 países. Uma de suas iniciativas mais recentes é a publicação do livro E-topia. A obra apresenta uma protagonista negra e periférica nascida em uma comunidade no Rio de Janeiro que visita uma aldeia na Amazônia e se depara com a dura realidade da região.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!