A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), deu início na terça-feira (18/07) ao primeiro treinamento direcionado ao Grupo de Ações Táticas e de Pronta-Resposta da Guarda Municipal de Manaus (GMM).
Com duração de quatro horas, a capacitação teve início às 9h, na minivila Olímpica Jair Sampaio, localizada na rua Comendador Vicente Cruz, bairro Santo Antônio, zona Oeste da capital. De acordo com o secretário da Semseg, Sérgio Fontes, a qualificação será constante e tem por objetivo aperfeiçoar as habilidades dos servidores da corporação para a adoção de técnicas de defesa pessoal em detrimento do uso do armamento letal.
“O que pretendemos, com esse treinamento, que será contínuo, é que os integrantes da Guarda Municipal de Manaus, em situações de conflitos, estejam preparados para o combate corpo a corpo e, em último caso, recorram à arma de fogo”, esclareceu Fontes.
Atualmente, a Semseg dispõe de 49 guardas municipais habilitados para o uso da arma de fogo e, desde o início da utilização das pistolas Taurus modelo Striker TS9 pela GMM, há nove meses, não houve qualquer tipo de incidente pelo emprego equivocado do armamento letal.