Trupe Ave Lola e Batida estreiam programação internacional no Teatro da Instalação, em Manaus

Todas as ações serão gratuitas. FOTOS: Divulgação
Compartilhe

De segunda-feira (15/05) ao dia 20 de maio (sábado), o projeto “Ave Lola e Batida rumo ao Rio Negro” desembarca em Manaus e nas comunidades ribeirinhas do Rio Negro para as apresentações do espetáculo “Ouverture”, do grupo dinamarquês Batida, e “O vira-lata”, da companhia paranaense Ave Lola, além de oficinas teatrais direcionadas para pessoas de todas as idades.

Todas as ações serão gratuitas e realizadas em Manaus, Novo Airão e Tumbira, com o objetivo de levar a arte do teatro para as comunidades ribeirinhas do Amazonas e, assim, promover um espaço de troca de experiências entre o público e os artistas envolvidos no projeto.

Para a Trupe Ave Lola, esta será a segunda vivência teatral imersiva na região. Em 2015, a companhia circulou por várias comunidades ribeirinhas do Rio Negro e por cidades fronteiriças do Norte, com o seu espetáculo “O Malefício da Mariposa (2012)”, por meio dos projetos “Ave Lola rumo ao Rio Negro” e “Brasil – Fronteiras do Norte”. Durante esta circulação, a companhia também apresentou o espetáculo “Tchekhov (2013)” e “O Malefício da Mariposa (2012)”, no histórico Teatro Amazonas.

Desde então, retornar à região amazônica era um desejo enorme dos integrantes da trupe, que veio ao encontro com os anseios do Grupo Batida, parceiro artístico da Trupe Ave Lola. “A Amazônia é fonte de aprendizado e inspiração para todos nós. É uma honra e alegria nos apresentar para o público do Amazonas”, ressalta a diretora teatral da Ave Lola, Ana Rosa Genari Tezza.

“Ouverture” e “O vira-lata”, os dois espetáculos que serão apresentados nas comunidades ribeirinhas e em Manaus, têm algumas características em comum: a música executada ao vivo, ambas são obras criadas para as crianças e dialogam com pessoas de todas as idades e têm uma linguagem teatral popular.

“Ouverture”, da companhia dinamarquesa Grupo Batida, é uma história cômica e poética sobre o cotidiano de uma orquestra peculiar e os seus membros. E o espetáculo “O Vira-lata”, da Trupe Ave Lola de Teatro, é uma história que toca com delicadeza e adequação em temas como as desigualdades social e de gênero, apresentando uma visão otimista a partir do fortalecimento dos afetos, da esperança e da capacidade de transformação.

O espetáculo é uma parceria com a companhia dinamarquesa “Teatergruppen Batida”, e tem dramaturgia do dinamarquês Søren Valente e direção da brasileira Ana Rosa Genari Tezza, diretora da Ave Lola.

O projeto “Ave Lola e Batida rumo ao Rio Negro” é uma ação independente resultado de uma parceria da Academia Amazônia Ensina (Acae), Ave Lola e Batida que conta com o apoio da Secretaria de Cultura Amazonas, Prefeitura de Novo Airão, Secretaria Municipal de Cultura e Eventos, Fundação Amazônia Sustentável (FAS).

Serviço Ave Lola e Batida rumo ao Rio Negro
Quando? 15 a 20 de maio de 2023 em Tumbira, Novo Airão e Manaus
Ingressos: gratuito

Programação

Comunidades ribeirinhas
15 de maio de 2023, das 14h30 às 16h30 | Oficina de Teatro na comunidade ribeirinha Tumbira (AM).

15 de maio, às 19h | Apresentação do espetáculo Ouverture, da companhia dinamarquesa Batida na comunidade ribeirinha Tumbira (AM).

16 de maio de 2023, das 14h30 às 16h30 – Oficina de Teatro na comunidade ribeirinha Tumbira (AM).

17 de maio de 2023, das 19h às 21h – Apresentação dos espetáculos Ouverture e O vira-lata na comunidade ribeirinha Tumbira (AM)

18 de maio de 2023, das 18h30 às 22h – Apresentação dos espetáculos Ouverture e O vira-lata em Novo Airão (AM), no Anfiteatro da Praça Hugo Carlos Frederico.

Manaus
19 de maio de 2023, às 19h – Apresentação do espetáculo Ouverture no Teatro da Instalação em Manaus

20 de maio de 2023, às 16h – Apresentação do espetáculo Ouverture no Teatro da Instalação em Manaus

20 de maio de 2023, às 19h – Apresentação do espetáculo O vira-lata no Teatro da Instalação em Manaus

Local: Teatro da Instalação / R. Frei José dos Inocentes, s/n – Centro – Manaus – AM

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais