TSE: Eleitores que declararam ter deficiência cresce 35%

Os eleitores que precisarem tem até o dia 18 de agosto para solicitar seção especial. Foto: Divulgação
Compartilhe

O voto é um direito conquistado pertencente a todos os indivíduos. Para alcançar esse objetivo, entretanto, são necessárias medidas que também promovam a acessibilidade das pessoas ao pleno exercício do voto. De acordo com o perfil do eleitorado brasileiro, divulgado nesta semana, 1.271.381 de eleitoras e eleitores declararam ter algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida, entre as mais de 156 milhões de pessoas aptas a votar nas Eleições 2022.

Com o crescimento do eleitorado como um todo, desde as eleições de 2018, aumentou também a quantidade de pessoas, aptas a votar, que informaram ter algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida no período. Nas últimas eleições presidenciais, foram 939.915, passando para mais de 1,2 milhão no pleito deste ano, representando um crescimento de 35,27% entre uma e outra eleição. Desse total, 30,47% declararam ter algum tipo de deficiência de locomoção,13,3% visual e 7,97% auditiva.

Visando um atendimento melhor para essa importante parcela do eleitorado, a Justiça Eleitoral implantou diversos mecanismos que asseguram a essas eleitoras e eleitores a possibilidade de votar em locais com maior acessibilidade. Para isso, a pessoa deve fazer uma solicitação junto ao cartório eleitoral em tempo hábil.

Conforme o Calendário Eleitoral, os eleitores nessa situação tem até o dia 18 de agosto para solicitar a transferência para uma seção com maior acessibilidade. As seções especiais são espaços adaptados pela Justiça Eleiroral que oferecem fácil acesso e maior comodidade e segurança no momento do voto.

Para fazer o requerimento, o eleitor, (ou curador, apoiador ou procurador) deve comparecer em qualquer cartório eleitoral, munido de documento oficial com foto, .O requerimento pode ser feito em qualquer cartório eleitoral.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais