Manaus, 21 de setembro de 2021
PortugueseEnglishSpanish
PortugueseEnglishSpanish

Tucupi da Amazônia vence concurso de inovação de alimentos na França ao lado de grandes marcas

Pouco conhecido fora da Amazônia, Tucupi é produzido da mandioca brava amarela Foto: reprodução
Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on skype
Share on email

O Tucupi produzido pela startup paraense Manioca (@maniocabrasil) recebeu o prêmio Sirha Innovation Awards 2021, prêmio de inovação em alimentos da Sirha Lyon, um dos mais importantes eventos da alta gastronomia do mundo.
O prêmio é um reconhecimento a produtos alimentícios e equipamentos inovadores em 5 áreas: Bem-estar, Consciência, Territorialidade, Experiência e Funcional e este ano foi marcado pela aceleração das inovações “responsáveis” com uma dinâmica de novos produtos presentes no território da Consciência, no qual o Tucupi se encontra.
O evento, que acontece na França, é referência mundial em Food Service e hotelaria e considerado um dos mais importantes do mundo da alta gastronomia.
O resultado foi anunciado no último dia 2 de setembro. A Manioca venceu na categoria produtosbebidas-ingredientes ao lado de grandes marcas francesas como Pernord Ricard, Valrhona e St Michel Biscuits. Um total de 197 empresas, de todo o mundo, nos ramos de alimentos e equipamentos concorreram à premiação. Destas, apenas 12 foram premiadas.
As preparações com Tucupi Manioca apresentadas ao júri, formado por 20 especialistas em Food Service, foram desenvolvidas pela Chef brasileira Ana Luiza Trajano e apresentadas pela Thais dos Santos, da empresa francesa Du Brésil Au Monde, distribuidora exclusiva da Manioca na França.
Entre elas estavam biscoito de polvilho com redução de Tucupi, servido com chantilly salgado de Tucupi e Tucupi reduzido, além de brigadeiro de chocolate branco com Tucupi. Todas foram
sucesso entre os jurados.
O produto amazônico ficará em destaque no evento que ocorre em Lyon, na França, entre os dias 23 e 27 de setembro e será apresentado de forma diferenciada aos participantes pela empresa Du Brésil Au Monde (@dubresilaumonde). A entrega da premiação ocorrerá no dia 23/09 às 17h no espaço Sirha Masters no Hall 2.2.
O Tucupi é um tempero ancestral amazônico, de origem indígena, feito a partir da fermentação do caldo extraído da mandioca brava amarela, temperado com chicória do Pará, alfavaca, alho e sal.
Tem um sabor único e cheio de umami e é talvez o ingrediente mais emblemático da culinária
amazônica, que pode ser utilizado como tempero em qualquer receita. 100% natural e vegetal, o Tucupi da Manioca é o primeiro que pode ser comercializado e armazenado sem precisar de refrigeração, mantendo todas as suas propriedades sensoriais e segurança alimentar, uma
inovação feita pela empresa, depois de anos de pesquisa, sem adição de nenhum aditivo ou conservante, apenas pelo desenvolvimento de um processo tecnológico específico.
No meio gastronômico brasileiro não é novidade que os sabores amazônicos movem o espírito da Manioca. A empresa, criada em 2014, busca conectar pessoas à Amazônia por meio de alimentos criativos, práticos e naturais elaborados a partir de três princípios: trabalho com ingredientes da região, criação de produtos 100% naturais e promoção do comércio justo com produtores, comunidades, cozinheiros que são a base da culinária paraense.


A linha de produtos da empresa, nascida em Belém, que reúne, molhos, temperos, farinhas e geleias, tem como protagonistas ingredientes da floresta que unem preservação, pesquisa, sabor, criatividade e uma história de amor pela floresta, aliando tradição e inovação, desenvolvimento econômico e manutenção da floresta em pé.
Referência para novos produtos – O Sirha Innovation Awards é uma premiação que ocorre dentro da Sirha Lyon, evento de referência mundial em Food Service e hotelaria que reúne todos os atores desse ambiente. Seus visitantes, vindos de várias partes do mundo, descobrem e se inspiram para pensar no negócio e nas oportunidades de hoje e de amanhã. Um total de 12 prêmios são
concedidos no âmbito do Sirha Innovation Awards.

Voce pode gostar também!

Estamos ao vivo clique aqui!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!