Turismo gastronômico é tema da 5ª Edição da Feira Internacional da Gastronomia Amazônica

Turismo gastronômico é tema da 5ª Edição da Feira Internacional da Gastronomia Amazônica
Foto: Reprodução
Compartilhe

A 5ª edição da Feira Internacional de Gastronomia Amazônica (FIGA) a maior feira gastronômica da região norte acontecerá, nos dias 30/09 e 01/10, a partir das 10h, no Centro de Convenções Vasco Vasques em Manaus, Amazonas.

Com o tema Turismo Gastronômico, o evento é realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-AM), e pretende mostrar como o tripé cultura, turismo e gastronomia podem desenvolver esse segmento do turismo, muito trabalho em alguns países europeus e nos países vizinhos como Colômbia, Peru, Argentina, Chile, para citar alguns.

O evento que acontece desde 2015 tem a curadoria da jornalista Denise Rohnelt de Araujo e vai receber chefes de cozinha renomados da gastronomia local, nacional e internacional. Já confirmados além de chefs de cozinha do Amazonas, teremos a presença de chefs do Acre, Mato Grosso do Sul, Pará, Tocantins e ainda da Colômbia e Chile.

A FIGA 23 visa gerar conhecimento, resgate e preservação da gastronomia amazônica e busca apoio de iniciativas que colaborem com a inserção do Amazonas na rota internacional do turismo gastronômico.

Além de ter espaços para aulas show dos chefs convidados e palestrantes, o evento possui uma área da feira que traz para o visitante estandes com ingredientes, serviços, equipamentos e outros produtos importantes para o setor de alimentação fora do lar.

 

CONHEÇA ALGUNS CHEFS NACIONAIS JÁ CONFIRMADOS 

O evento contará com a participação de nomes renomados da gastronomia nacional dentre eles Daniela Martins (PA), Luana de Sousa Oliveira (TO), Amanda Vasconcelos (AC), Paulo Machado (MS).

A Chef de cozinha, Luana Oliveira, vai falar sobre as Rotas gastronômicas indígenas do Tocantins. Ela é Doutora em Turismo e Hotelaria com a tese “Patrimônio Alimentar do Povo Xerente e suas interfaces com o Turismo Gastronômico”. É a terceira geração de cozinheiros da sua família, filha do chef Ofir de Oliveira, aliando a prática à teoria.

O Chef Paulo Machado, vai nos mostrar os pratos que desenvolveu para o projeto das Rotas Gastronômicas do Pantanal. Sua cozinha tem por base os sabores da sua terra natal, o Mato Grosso do Sul. Ele publicou o livro “Cozinha Pantaneira, Comitiva de Sabores”. Paulo atualmente, integra o projeto “Brasil em Sabores” promovido pelo Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) com o objetivo de divulgar os sabores da cozinha brasileira no mundo, sendo Embaixador Gastronômico da Região Centro-Oeste. Ele comanda as viagens denominadas Food Safari que comemora 10 anos de sucesso em operação do turismo gastronômico.

A acreana Amanda Vasconcelos, vai fazer uma entrada amazônica que serve no seu restaurante Casa Tucupi, que fica no bairro Vila Mariana, e no ano passado abriu o Sobrado Tucupi no bairro do Bixiga, bar com drinques e petiscos nortistas em São Paulo.

Ela vai falar sobre empreendedorismo feminino na gastronomia. Amanda foi uma das chefs escolhidas para o programa Juntas na Mesa da cervejaria Stella Artois.

A Chef Daniela Martins, vai apresentar duas receitas afetivas da sua avó Anna Maria. Ela é filha de Paulo Martins que mostrou a culinária e os ingredientes amazônicos para o mundo. Por 40 anos a família comandou o restaurante Lá em Casa e por 15 anos foram responsáveis pelo evento gastronômico Ver o Peso da Cozinha Paraense que mostrou a cozinha amazônica para chefs brasileiros e estrangeiros. Hoje Daniela comanda a empresa É pra Levar.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais