UE ameaça bloquear exportações da AstraZeneca por atrasos

Foto: Dado Ruvic/ Reuters
Compartilhe

A União Europeia (UE) ameaçou neste sábado (20) bloquear as exportações da vacina anti-Covid desenvolvida pela Universidade de Oxford e o laboratório AstraZeneca, se não receber as doses acordadas. “Temos a possibilidade de proibir uma exportação programada.

Esta é a mensagem para a AstraZeneca: respeite o seu contrato com a Europa antes de começar a entregar [as doses] para outros países”, afirmou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em entrevista ao conglomerado de mídia alemão Funke.

Conheça nossos serviços

– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa

Segundo ela, o grupo anglo-sueco entregou apenas 30% das 90 milhões de doses acordadas para o primeiro trimestre. A AstraZeneca, por sua vez, explicou que os atrasos se devem a problemas de produção nas suas fábricas na Europa, mas o respeito simultâneo dos fornecimentos estabelecidos para o Reino Unido provocou a ira de Bruxelas.

Von der Leyen ressaltou que embora o contrato com a AstraZeneca tivesse estipulado que a UE receberia as doses de fábricas em países-membros e no Reino Unido, nada foi recebido dos britânicos.

A presidente da comissão fez referência aos dados que revelam que cerca de 41 milhões de ampolas do imunizante foram exportados para 33 países, apesar da falta de fornecimento dentro do bloco.

“Não posso justificar aos cidadãos europeus porque exportamos milhões de doses de vacina para países que também as produzem – e dos quais nada regressa”, afirmou.

Na última quarta-feira, Von der Leyen já havia ameaçado invocar poderes de emergência para bloquear as exportações de vacinas contra o coronavírus da União Europeia para garantir “reciprocidade” com outros exportadores.

A UE já está há algum tempo em pé de guerra com o laboratório por causa de seus recorrentes atrasos. Na semana passada, a multinacional confirmou um novo corte no fornecimento de sua vacina para o bloco.

A AstraZeneca planeja entregar 30 milhões de doses na UE até o fim do primeiro trimestre e 100 milhões até o fim de junho. No entanto, os atrasos na distribuição já fizeram a Itália, com apoio da Comissão Europeia, bloquear a exportação de 250 mil unidades para a Austrália.

Ansa - Brasil

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!