Manaus, 2 de março de 2021
PortugueseEnglishSpanish
PortugueseEnglishSpanish

UEA e organizações oferecem serviços psicológicos e multiprofissionais para saúde

blank
Foto: divulgação
Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on skype
Share on email

A Pandemia da Covid-19, considerada como a maior crise sanitária deste século, impacta profundamente a vida das pessoas e, claro, a saúde mental de quem trabalha na área de saúde. Com o objetivo de oferecer serviços psicológico e multiprofissional gratuitos aos profissionais de saúde da linha de frente foi criado o “Nós da Linha de Frente”, iniciativa de professores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em parceria com uma rede de apoio de profissionais e organizações voluntárias de todo Brasil. Até o momento, são mais de 100 pessoas envolvidas na ação, entre estudantes e profissionais formados.

O “Nós da Linha de Frente” atuará com os seguintes segmentos: Atendimento Psicológico para Profissionais da Linha de Frente, com grupo Conexão Afetiva; Redes de Conversa virtuais para profissionais da linha de frente, com o grupo Humanidades; Grupo de Ajuda Mútua entre profissionais da saúde para atuação na Covid; Grupo de Ajuda Mútua entre fisioterapeutas para atuação na Covid; Atendimento online gratuito para profissionais da linha de frente – Fonoaudiologia; além da Palestra com a paliativista Dra. Ana Cláudia Quintana Arantes (Casa do Cuidar).

O professor da UEA, e um dos coordenadores da ação, Márcio Santos, explica que a iniciativa surgiu a partir do cenário que a sociedade vive com a Pandemia, do projeto de extensão da UEA, Espaço de Atendimento Psicossocial (EPSICO) que é vinculado a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEX) e projetos ligados aos serviços de saúde a comunidade acadêmica. “A proposta é agir emergencialmente pensando nos profissionais da linha de frente que combatem a Covid-19, assim como também a população em geral. Porque o serviço vai enumerar várias linhas de atuação”, destacou.

Existe toda uma rede de assistência pensada para amparar e dar o suporte a essas pessoas. ¿Lembrando que suporte, no sentido psicológico, é suportar. O “Nós da Linha de Frente¿ está ouvindo o sofrimento do outro com o objetivo de doar o nosso corpo para suportar a dor do outro”, enfatizou o professor.

Linhas de atuação

Os Grupos de Ajuda Mútua são destinados aos profissionais da linha de frente e tem como objetivo a troca de respostas rápidas entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, odontólogos, técnicos, psicólogos, dentre outras categorias. É um serviço de auxílio no manejo de condutas e procedimentos, e visa amparar tecnicamente os profissionais que estão precisando de suporte.

Outro serviço oferecido dentro do projeto é o atendimento psicológico online do Conexão Afetiva, grupo de psicólogos voluntários que estão se oferecendo a atuar neste momento prestando suporte psicológico aos profissionais de Manaus. “Isto é muito importante porque temos uma rede fora do Estado que proporciona o compartilhamento de experiências. É um grupo que está fazendo essa interconexão com o “Nós da Linha de Frente”. Os psicólogos são supervisionados”, pontuou Santos.

Conheça nossos serviços

– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa

Outro grupo é o “Time Humanidades 2021”, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que oferece uma rede de conversa online para os profissionais de saúde. Outro grupo é de “Cuidado ao Luto”, ligado ao Entre Laços, que irá atender os familiares que perderam entes queridos que trabalhavam na linha de frente.

A ação conta também com fonoaudiólogos de outros estados que disponibilizam atendimentos online gratuitos aos profissionais da linha de frente com sequela pós-Covid.

Haverá ainda um serviço de saúde mental dedicado aos familiares dos profissionais da linha de frente, pois esses são afetados diretamente. Também haverá uma linha dedicada à Imprensa que narra a crise, o caos, vê o sofrimento das pessoas, as mortes, desespero das pessoas, além do atendimento aos Operadores de Campo, aqui chamados de ‘coveiros’.

Como tenho acesso?

Para obter acesso aos serviços basta acessar o link https://linktr.ee/nosdalinhadefrente e escolher qual necessidade precisa no momento. Lembrando que alguns serviços terão atendimento de segunda a sábado, das 8h às 22h. Os grupos de WhatsApp funcionam com horário mais flexível.

Mais informações podem ser obtidas através do e-mail [email protected]

Voce pode gostar também!

Estamos ao vivo clique aqui!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!